Campo Alegre sediou I Encontro de conselheiros municipais de educação realizado pela UNCME/AL

17.02.17

O município de Campo Alegre, sede do Polo II da UNCME/AL, sediou nesta quinta-feira 16/02, o I encontro dos Conselheiros Municipais. O evento foi realizo no Centro Social de Campo Alegre - CESCA, sendo um momento muito rico de aprendizado e que contou com a participação de representantes dos seguintes municípios: Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Junqueiro, Olho D´agua Grande, Piaçabuçu, Penedo, Porto Real do Colégio, Roteiro, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Teotônio Vilela, Major Isidoro, Belém e Viçosa.

Desse público participaram 05 secretários/as municipais de educação, 38 conselheiros municipais de educação, 28 técnicos/as das secretarias de educação, vereadores, gestores escolares, o prefeito em exercício de Campo Alegre James Matias e a Coordenação Estadual da UNCME, professora Marly Vidinha e professora Graciene Alencar.

O encontro foi pautado da seguinte forma: Apresentação da UNCME – o que, estrutura, seu papel e compromisso; papel do CME e sua organização, o que é e como se constitui o Sistema Municipal de Ensino e o papel do CME no monitoramento do PME e ainda o relato pelo coordenador do Polo II e presidente do CME de Campo Alegre, a experiência do CMECA/AL no Monitoramento do Plano Municipal de Educação. Foi ainda apresentado a ficha de diagnóstico da UNCME – objetivando atender as demandas apresentada pelos municípios alagoanos.

As responsabilidades e funções dos Conselhos de Educação devem estar implicadas na defesa dos interesses coletivos pelo direito à educação.

O Encontro Estadual acontecerá em Major Isidoro, no mês de julho e o XXVII Encontro Nacional da UNCME acontecerá em novembro, no Distrito Federal.

A UNCME

A União Nacional dos Concelhos Municipais de Educação – UNCME, entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação em nível nacional, criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros com a finalidade de incentivar e orientar a criação e o funcionamento destes órgãos colegiados, pauta a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.

Com o objetivo de tratar sobre a importância e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação e do Sistema Municipal de ensino, a UNCME/AL formaliza a Rede de Apoio ao Monitoramento dos Planos Municipais de Educação, para que os CMEs atuem de forma mais qualificada nesse monitoramento.

É da natureza dos Conselhos de Educação: o compromisso com a gestão democrática, com a participação social, forma legítima de dar voz aos atores, sujeitos de direitos e consequentemente, da história; também é de natureza dos Conselhos de Educação, o zelo pelo direito à educação como direito de todos/as e dever do Estado. É ainda, o absoluto zelo pela inclusão social, o que somente será possível com a garantia do direito à educação pública, laica e de qualidade social para todos os cidadãos e cidadãs.