E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

SEMED realiza oficinas de primeiros socorros para profissionais da educação infantil

SEMED realiza oficinas de primeiros socorros para profissionais da educação infantil

19.03.17

A Secretaria Municipal de Educação promoveu neste sábado dia 18 de março, na Escola Municipal Hildebrando Guimarães, uma oficina com o tema central: Primeiros Socorros na Infancia, para as Equipes Gestoras, Professoras, Auxiliares de Sala e Cuidadoras que atuam na Educação Infantil (Creche e Pré Escola) da Rede Municipal de Ensino.

As oficinas foram coordenadas pela Dra. Janaina Salmos de Brito e Dr. Ricardo Viana Bessa, com a participação de 22 Acadêmicos de Medicina UFAL/CESMAC.

De início foi aplicado um questionário para identificar os conhecimentos relacionados ao tema, em seguida os profissionais foram divididos em sete grupos com atividades práticas. nos quais todos (as), tiveram acesso as diversas  oficinas.

Os temas abordados foram: 
* Traumatismo Dentário;
* Obstrução de Vias Aéreas por Corpos Estranhos- OVACE;
* Reanimação Cardiopulmonar - RCP
* Animais Peçonhentos;
* Atendimento Inicial ao Traumatizado;
* Desmaio/Lipotimia e
* Crise Convulsiva.

A oficina teve como objetivo, capacitar os profissionais que atuam na Educação Infantil a realizar medidas adequadas diante de determinadas situações e realizar procedimentos básicos do primeiro atendimento.

Para a Coordenadora da Educação Infantil Professora Ana Maria, as oficinas foram de extrema importância para os profissionais que atuam na Educação Infantil, pois as mesmas possibilitaram procedimentos e práticas de como realizar o primeiro atendimento as crianças, mesmo sendo nescessário acionar o serviço de emergência.
Para os Acadêmicos de Medicina UFAL/CESMAC, as oficinas serviram como experiência e contribuiram para sua vida acadêmica e pessoal.

Participaram do evento a Equipe Técnica da SEMED, Presidente do CMDCA Professora Maria Irisdema, Conselheiras Tutelares Franciele Pereira - Campo Alegre, e os Conselheiros Maciel Ferreira e Márcia Inacio do Distrito de Luziápolis, Psicóloga Aurea Nair, Representante do Núcleo de Acompanhamento de Assistência ao Educando - NAAEduc Luiz Inácio Junior, Pedagoga da Casa Lar - Aurea Caetano e Diretora Izabella Correia do Centro Municipal de  Atendimento Educacional Especializado – CMAEE.

Notícias relacionadas

Crianças do Centro de Educação Infantil Maria José participaram do Bloco mirim “Mamãe eu quero” 14.02.18 Projeto Construindo uma Cultura de paz intensifica ações em Luziápolis 14.02.18 SEMED realiza semana pedagógica para as equipes gestoras da rede municipal de ensino 30.01.18 Secretarias traçam estratégias para busca ativa de crianças e jovens que estão fora da escola 25.01.18 SEMED premia alunos vencedores da maratona de aprendizagem e alunos destaques no simulado de 2017 24.01.18 Estudantes de Campo Alegre participam de atividades educativas e recreativas na Colônia de Férias 22.01.18 SEMED realiza semana pedagógica para iniciar ano letivo nas instituições de educação infantil 19.01.18 Prefeita Pauline Pereira participou de reunião sobre o financiamento da educação 16.01.18 Secretaria de educação de Campo Alegre realiza abertura oficial da colônia de férias 09.01.18 Alunos da rede municipal de ensino de Campo Alegre são aprovados no IFAL 09.01.18 Crianças dos CEIs de Luziápolis ganham brinquedos na Campanha Faça uma Criança Feliz 21.12.17 CMAEE realiza projeto mais que brincar durante o mês de dezembro 21.12.17 Secretária Graciene Alencar realiza palestra em encontro regional de educação 21.12.17 Professor de Campo Alegre recebe o prêmio Medalha Escola 10 14.12.17 Técnicos da SEMED apresentam plataforma busca ativa escolar para secretarias de saúde e assistência 14.12.17 Escola Monsenhor Hildebrando realizou mais uma edição do Natal da partilha 11.12.17 Retrospectiva marca o encerramento do ano letivo no CEI Professora Cicera Marinho de Melo 06.12.17 Centro de Educação Infantil professora Cícera Marinho de Melo realizou o II bazar do bem 06.12.17 Aluna e professoras de Campo Alegre vencem concursos do “Projeto Aedes Aegypti” da Ensinart Editora 05.12.17 SEMED realiza avaliação diagnóstica para os estudantes do 1º ao 4º ano da rede pública municipal 04.12.17