Programa Juventude Empreendedora deu inicio a novas turmas em Campo Alegre

10.04.17

Na ultima terça-feira 04 de abril, o Programa Juventude Empreendedora iniciou suas atividades no município de Campo Alegre, onde as aulas estão acontecendo no telecentro da Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira da Silva. O curso terá em média duração de três meses e se dará como oferta de oportunidade e orientação empreendedora aos jovens campo-alegrenses. Mais uma parceria entre o Governo Municipal de Campo Alegre e o Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho.

O município de Campo Alegre este ano conta, inicialmente, com 75 cursistas, distribuídos em 04 (quatro) turmas, nos seguintes horários: uma turma no horário matutino, duas no turno vespertino e uma no horário noturno. O Programa atende aos jovens do Centro, Povoado Belo Horizonte e Conjunto Habitacional Olival Tenório. A perspectiva é darmos início a duas turmas no Distrito de Luziápolis nos próximos meses.

Em Campo Alegre, as ações do Juventude Empreendedora estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Ensino Profissionalizante e as aulas são direcionadas pelos monitores Abelardo Vicente Neto e Wellington Santos, que foram instruídos em formação específica para monitores do Programa.

O Programa

O programa visa dar oportunidade ao jovem de se tornar dono do próprio negócio, ampliando as condições de crescimento na renda e na realização pessoal. Para participar, o candidato deverá estar cursando o 3º ano do ensino médio ou ter concluído e estar na faixa etária de 18 a 29 anos.

Após a fase de seleção, os jovens participarão de uma capacitação e qualificação em empreendedorismo. Em seguida, eles deverão apresentar um plano de negócio de acordo com a realidade de cada um. Uma comissão nomeada pela Secretaria de Trabalho selecionará 10% desses planos de negócios e os projetos mais viáveis receberão assistência técnica através do Sebrae Empreendedor Individual (SEI) e por parte da Desenvolve - Agencia de Fomento do Estado - um aporte financeiro a partir de R$ 800 até R$ 15 mil reais, que seja necessário para o negócio.