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SEMED promoveu as assembleias extraordinárias de eleição e posse dos Conselhos Escolares

SEMED promoveu as assembleias extraordinárias de eleição e posse dos Conselhos Escolares

18.04.17

Durante todo mês de março, a Equipe Técnica da Gestão do Sistema de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre - SEMED, esteve empenhada para realização das 22 Assembleias Extraordinárias de Eleição e Posse, nas Instituições Municipais de Ensino, para sensibilizar e mobilizar sobre a Formação dos Conselhos Escolares, escolher o Processo Eleitoral e Constituir Comissão Eleitoral (para coordenar e fiscalizar o processo Eleitoral dos (as) conselheiros (as) acompanhando a realização dos encontros por segmento para a formação do conselho), bem como, realização da Eleição por segmento (Docentes, Não Docentes, Pais/Mães/Responsáveis Legais e Estudantes) e Posse do (as) eleitos (as), bem como, a realização de Reunião Extraordinária para composição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Conselho Escolar.

A importância do Conselho Escolar para democratização da escola

O Conselho Escolar é o órgão máximo de gestão democrática da Instituição de Ensino e tem a função de construir as relações de poder entre os seus vários segmentos, criando situações sólidas onde explicitem os dissensos e situações de consensos em um trabalho pedagógico coletivo e harmonioso, sendo formado por representantes de todos os grupos envolvidos com a educação: docentes, trabalhadores da educação não docente, alunos, pais, mães ou responsável legal.

Visa fomentar o desenvolvimento de uma cultura democrática e participativa ao assumirem a função de estimular e desencadear uma contínua realização e avaliação do projeto político-pedagógico das Instituições de Ensino, acompanhando e interferindo nas estratégias de ação, contribuindo decisivamente para a criação de um novo cotidiano escolar, no qual a Instituição de Ensino e a comunidade se identificam no enfrentamento não só dos desafios escolares imediatos, mas dos graves problemas sociais vividos na realidade da sociedade.

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