E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Secretaria de Saúde realiza mutirão oftalmológico para prevenção do glaucoma em parceria com IOFAL

Secretaria de Saúde realiza mutirão oftalmológico para prevenção do glaucoma em parceria com IOFAL

19.04.17

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre em parceria com o Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL), realizou nesta quarta-feira 19 de Abril, um grande mutirão oftalmológico, com pacientes que já fazem acompanhamento e pacientes para realizarem a primeira consulta. O mutirão aconteceu durante toda parte da manhã no Ginásio de Esportes da cidade.

A cada três meses, o Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL), realiza mutirão de exames oftalmológicos na cidade de Campo Alegre e no distrito Luziapolis, atendendo um total de 400 pacientes, para refazer os exames oftalmológicos para a prevenção do glaucoma, catarata e pterigio. 

Ainda nos mutirões os médicos do Iofal distribuem os colírios à população previamente cadastrada.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os colírios entregues aos pacientes são usados para tratamento no período de três meses e são gratuitos. Após este tempo, o Iofal retorna à cidade para realizar uma nova ação.

O Glaucoma é considerada uma doença ocular provocada pela elevação da pressão intraocular que pode provocar lesão no nervo ótico, o Glaucoma compromete a visão e pode levar a cegueira caso não seja tratado adequadamente. Geralmente a maioria dos casos de glaucoma são detectados em pessoas a partir dos 40 anos. Os sintomas mais comuns são: irritação nos olhos, vermelhidão, sensação de sujeira nos olhos, ressecamento e sensibilidade à luz.

O desenvolvimento de ações voltadas para a saúde no município de Campo Alegre, vem acontecendo de forma continuada na gestão da prefeita Pauline Pereira.

“A prefeitura oferece tudo que é necessário, desde o diagnóstico, com cirurgia e acompanhamento, até o tratamento final e exames de acompanhamento com entregas dos colírios, tudo de forma gratuita, priorizando a assistência completa desses pacientes e isso é uma política dessa gestão” destaca a Coordenadora de Promoção a Saúde Elayne Freitas.

Notícias relacionadas

Janeiro Branco: Ambulatório de saúde mental de Luziápolis promoveu palestra 17.01.18 Secretaria de Saúde amplia elenco de exames laboratoriais disponíveis no município 04.01.18 Unidade Mista Senador Arnon de Melo inicia plano de parto na maternidade 05.12.17 Saúde realiza capacitação testes rápidos de Dengue e Chikungunya para médicos e enfermeiros 04.12.17 Secretaria de Saúde promove curso de Eletrocardiograma para Técnicos de enfermagem 28.11.17 Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou ação em comemoração ao dia do cuidador 21.11.17 Novembro Azul: Secretaria de Saúde promoveu ação de saúde voltada para os condutores do município 21.11.17 Programa Saúde na Escola realizou ações de Saúde Bucal nas Escolas municipais 13.11.17 Campo Alegre se destaca como referência no Seminário estadual das Academias da Saúde de Alagoas 11.11.17 NOVEMBRO AZUL - Prefeitura realizou atividade em prol da saúde do homem 10.11.17 Maternidade do hospital de Campo Alegre registra aumento no nascimento de bebês a cada mês 06.11.17 Saúde encerra ações do Outubro Rosa com mutirões da Saúde da mulher em Campo Alegre e Luziápolis 31.10.17 Prefeita Pauline Pereira participou da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica 31.10.17 Conselho de Saúde de Campo Alegre realiza reunião para escolha de novos membros 27.10.17 Secretarias integradas realizaram aulão de zumba e palestra sobre combate ao Câncer de mama 27.10.17 Outubro Rosa: Secretaria de saúde promove ação de saúde da mulher na Usina Porto Rico 25.10.17 Parto natural: Maternidade da Unidade Mista Senador Arnon de Melo registra nascimento de mais bebês 17.10.17 Outubro Rosa: Campo Alegre realiza várias atividades em Prevenção ao Câncer de Mama 17.10.17 Secretaria de Saúde realiza entrega de aparelhos Glicosímetros para pacientes portadores de diabetes 09.10.17 Setembro Amarelo: Caps de Campo Alegre promoveu caminhada pela preservação da vida 18.09.17