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Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho realizou o III Seminário sobre o Dia do Índio

Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho realizou o III Seminário sobre o Dia do Índio

21.04.17

Como parte do calendário de atividades pedagógicas e datas comemorativas, a Escola João Fernandes Vieira Filho, localizada no Povoado Chã da Imbira, esteve nesta quarta-feira, dia 19 de abril, comemorando juntamente com seus alunos o Dia do Índio.

Como forma de valorizar e refletir sobre as tradições culturais e conhecer um pouco da história dos índios da região, a unidade escolar esteve realizando o III Seminário do Dia do Índio com a temática: Armas e armadilhas – A família Ricardo e a formação da Fazenda Canto de Palmeiras dos Índios onde está localizada a Comunidade Xucuru Cariri e, que teve como palestrante o universitário Adauto Santos da Rocha que é graduando do 7º período do curso História pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL – Campus III.

De acordo com a direção e coordenação da Escola João Fernandes Vieira Filho, o Seminário teve como objetivo demonstrar para os alunos  aspectos da história dos povos indígenas de Alagoas, quebrando assim estereótipos, além de identificar qual a concepção os educandos têm a respeito do índios de Alagoas.

Com a realização deste evento, a Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho atende a Lei: 11.645/2008 que trata da inserção da temática: Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, como agentes constituintes na formação da nação brasileira. Em seu “Art. 26, § 1º e § 2º determina: que o conteúdo programático, a que se refere este artigo, incluirá diversos aspectos da História e da Cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos; a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil; a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil; que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística, de Literatura e de História brasileiras”.

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