E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Campo Alegre já tem implantando o Prontuário Eletrônico em algumas UBSs

Campo Alegre já tem implantando o Prontuário Eletrônico em algumas UBSs

21.04.17

Com o Prontuário, os profissionais de saúde terão o histórico dos pacientes atendidos na atenção básica, com o diagnóstico, exames e atendimentos

O Prontuário Eletrônico Cidadão, por determinação do Ministério da Saúde (MS), deve ser implantado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com ele, os profissionais de saúde terão o histórico dos pacientes que são atendidos na atenção básica, com informações sobre diagnóstico, exames e atendimentos.

Por meio do Prontuário Eletrônico do Cidadão, será possível ter maior controle sobre os investimentos em saúde. Ele também irá apresentar o histórico das consultas.

No município de Campo Alegre existem 03 UBSs que já usam o sistema. Unidades Básicas de Saúde: José Egídio dos Santos (PSF 14 e 16), Luiz Vieira Temóteo (PSF 02) e Arnóbio da Rocha (PSF 03).

De acordo com a secretária de saúde, Tamiris Santos, são projetos pilotos, ainda em fase de acompanhamento, acrescentou afirmando que, o município tem o prazo de até o final do ano para que sejam implantadas em 100% das UBSs, mas podendo esse prazo ser prorrogado.

Com a implantação desse novo método é possível se verificar em tempo real a disponibilidade de medicamentos ou mesmo registrar as visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão. A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional permite que o Ministério da Saúde verifique online como está sendo investido cada real do SUS na saúde do brasileiro.

Em Alagoas, quatro cidades já estão com o PEC implantado em todas as equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Jequiá da Praia, Murici, Mar Vermelho e Pindoba já estão utilizando a ferramenta. Coruripe, Penedo, Igaci, Palmeira dos Índios, Campo Alegre e Teotonio Vilela estão em fase de implantação do processo de informatização segundo o Consems/AL.

Notícias relacionadas

Para o Hemoar número de doações de sangue em Campo Alegre foi satisfatório 07.02.18 Janeiro Branco: Ambulatório de saúde mental de Luziápolis promoveu palestra 17.01.18 Secretaria de Saúde amplia elenco de exames laboratoriais disponíveis no município 04.01.18 Unidade Mista Senador Arnon de Melo inicia plano de parto na maternidade 05.12.17 Saúde realiza capacitação testes rápidos de Dengue e Chikungunya para médicos e enfermeiros 04.12.17 Secretaria de Saúde promove curso de Eletrocardiograma para Técnicos de enfermagem 28.11.17 Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou ação em comemoração ao dia do cuidador 21.11.17 Novembro Azul: Secretaria de Saúde promoveu ação de saúde voltada para os condutores do município 21.11.17 Programa Saúde na Escola realizou ações de Saúde Bucal nas Escolas municipais 13.11.17 Campo Alegre se destaca como referência no Seminário estadual das Academias da Saúde de Alagoas 11.11.17 NOVEMBRO AZUL - Prefeitura realizou atividade em prol da saúde do homem 10.11.17 Maternidade do hospital de Campo Alegre registra aumento no nascimento de bebês a cada mês 06.11.17 Saúde encerra ações do Outubro Rosa com mutirões da Saúde da mulher em Campo Alegre e Luziápolis 31.10.17 Prefeita Pauline Pereira participou da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica 31.10.17 Conselho de Saúde de Campo Alegre realiza reunião para escolha de novos membros 27.10.17 Secretarias integradas realizaram aulão de zumba e palestra sobre combate ao Câncer de mama 27.10.17 Outubro Rosa: Secretaria de saúde promove ação de saúde da mulher na Usina Porto Rico 25.10.17 Parto natural: Maternidade da Unidade Mista Senador Arnon de Melo registra nascimento de mais bebês 17.10.17 Outubro Rosa: Campo Alegre realiza várias atividades em Prevenção ao Câncer de Mama 17.10.17 Secretaria de Saúde realiza entrega de aparelhos Glicosímetros para pacientes portadores de diabetes 09.10.17