Secretaria de saúde divulga resultado da campanha de vacinação antirrábica em Campo Alegre

26.04.17

A campanha Antirrábica no município de Campo Alegre ocorreu durante o período de 06 à 18 de abril, durante esses dias foram vacinados um total de 7.358 animais entre cães e gatos, resultando numa cobertura de 95,54%. Para isso, foi utilizada a estratégia do porta a porta, seguindo todo um cronograma pré-estabelecido. A coordenação da vacinação está comemorando os números positivos da Campanha de Vacinação Antirrábica, ocorrida no município.

“Mais uma vez o nosso trabalho foi intensificado e com isso tivemos um ótimo resultado. Ao todo foram 7.358 animais vacinados durante o período de vacinação, com a nossa meta batida. Isso nos trás uma segurança muito grande, já que a raiva ela pode ser transmitida para humanos, através do contato com a secreção salivar, por mordida, lambida ou arranhões dos mamíferos doentes”, destacou Andreza Matias.

Importante lembrar que as pessoas que tiverem animais que não foram vacinados por algum motivo, deverá procurar o setor de Vigilância Sanitária que fica ao lado da casa de sopa, para assegurar que esses animais sejam vacinados permanecendo assim protegidos por um ano.

Animais aptos a receberem a vacina

Os animais que podem receber a vacina são cães e gatos com idade igual ou superior a 90 dias de vida.

A doença

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida ao homem pelos animais), e que se caracteriza por uma encefalite (inflamações agudas do encéfalo, “cérebro”) progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la.

A doença apresenta dois principais ciclos: urbano (relacionados aos cães e gatos) e silvestre (que engloba outros mamíferos como: macacos, raposas, cachorro do mato, guaxinim, morcegos, entre outros animais silvestres).

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus rábico contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas.

Sintomas

Os sintomas do animal raivoso são caracterizados pela agressividade, perda do apetite, baba frequente, permanência em locais isolados e escuros, cauda caída e cansaço, permanecendo sempre no chão.

Após a mordida de um animal com raiva, a vítima deve procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.