E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Secretaria de saúde divulga resultado da campanha de vacinação antirrábica em Campo Alegre

Secretaria de saúde divulga resultado da campanha de vacinação antirrábica em Campo Alegre

26.04.17

A campanha Antirrábica no município de Campo Alegre ocorreu durante o período de 06 à 18 de abril, durante esses dias foram vacinados um total de 7.358 animais entre cães e gatos, resultando numa cobertura de 95,54%. Para isso, foi utilizada a estratégia do porta a porta, seguindo todo um cronograma pré-estabelecido. A coordenação da vacinação está comemorando os números positivos da Campanha de Vacinação Antirrábica, ocorrida no município.

“Mais uma vez o nosso trabalho foi intensificado e com isso tivemos um ótimo resultado. Ao todo foram 7.358 animais vacinados durante o período de vacinação, com a nossa meta batida. Isso nos trás uma segurança muito grande, já que a raiva ela pode ser transmitida para humanos, através do contato com a secreção salivar, por mordida, lambida ou arranhões dos mamíferos doentes”, destacou Andreza Matias.

Importante lembrar que as pessoas que tiverem animais que não foram vacinados por algum motivo, deverá procurar o setor de Vigilância Sanitária que fica ao lado da casa de sopa, para assegurar que esses animais sejam vacinados permanecendo assim protegidos por um ano.

Animais aptos a receberem a vacina

Os animais que podem receber a vacina são cães e gatos com idade igual ou superior a 90 dias de vida.

A doença

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida ao homem pelos animais), e que se caracteriza por uma encefalite (inflamações agudas do encéfalo, “cérebro”) progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la.

A doença apresenta dois principais ciclos: urbano (relacionados aos cães e gatos) e silvestre (que engloba outros mamíferos como: macacos, raposas, cachorro do mato, guaxinim, morcegos, entre outros animais silvestres).

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus rábico contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas.

Sintomas

Os sintomas do animal raivoso são caracterizados pela agressividade, perda do apetite, baba frequente, permanência em locais isolados e escuros, cauda caída e cansaço, permanecendo sempre no chão.

Após a mordida de um animal com raiva, a vítima deve procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Notícias relacionadas

Janeiro Branco: Ambulatório de saúde mental de Luziápolis promoveu palestra 17.01.18 Secretaria de Saúde amplia elenco de exames laboratoriais disponíveis no município 04.01.18 Unidade Mista Senador Arnon de Melo inicia plano de parto na maternidade 05.12.17 Saúde realiza capacitação testes rápidos de Dengue e Chikungunya para médicos e enfermeiros 04.12.17 Secretaria de Saúde promove curso de Eletrocardiograma para Técnicos de enfermagem 28.11.17 Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou ação em comemoração ao dia do cuidador 21.11.17 Novembro Azul: Secretaria de Saúde promoveu ação de saúde voltada para os condutores do município 21.11.17 Programa Saúde na Escola realizou ações de Saúde Bucal nas Escolas municipais 13.11.17 Campo Alegre se destaca como referência no Seminário estadual das Academias da Saúde de Alagoas 11.11.17 NOVEMBRO AZUL - Prefeitura realizou atividade em prol da saúde do homem 10.11.17 Maternidade do hospital de Campo Alegre registra aumento no nascimento de bebês a cada mês 06.11.17 Saúde encerra ações do Outubro Rosa com mutirões da Saúde da mulher em Campo Alegre e Luziápolis 31.10.17 Prefeita Pauline Pereira participou da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica 31.10.17 Conselho de Saúde de Campo Alegre realiza reunião para escolha de novos membros 27.10.17 Secretarias integradas realizaram aulão de zumba e palestra sobre combate ao Câncer de mama 27.10.17 Outubro Rosa: Secretaria de saúde promove ação de saúde da mulher na Usina Porto Rico 25.10.17 Parto natural: Maternidade da Unidade Mista Senador Arnon de Melo registra nascimento de mais bebês 17.10.17 Outubro Rosa: Campo Alegre realiza várias atividades em Prevenção ao Câncer de Mama 17.10.17 Secretaria de Saúde realiza entrega de aparelhos Glicosímetros para pacientes portadores de diabetes 09.10.17 Setembro Amarelo: Caps de Campo Alegre promoveu caminhada pela preservação da vida 18.09.17