E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Representantes do CRAS e Cadastro Único de Campo Alegre participaram de II encontro estadual do BPC

Representantes do CRAS e Cadastro Único de Campo Alegre participaram de II encontro estadual do BPC

27.04.17

Técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da sede e do distrito de Luziápolis, além da coordenadora do Cadastro Único, participaram do II Encontro Estadual do BPC e Cadastro Único, realizado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), nesta quarta-feira, dia 26 de abril, na cidade de Maceió.

De acordo com a SEADES o evento contou com a participação de 250 técnicos e gestores da Assistência Social do Estado de Alagoas que puderam debater acerca das diretrizes de operacionalização e as novas regras para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Na abertura do evento, o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas, Fernando Pereira, destacou o papel do BPC na melhoria das condições de vida de idosos e pessoas com deficiência e seu impacto na economia alagoana.

"O BPC é um benefício que muda a vida das pessoas, garante o sustento de milhares de alagoanos que estariam em situação extrema sem o benefício. Além disso, ele injeta quase R$ 110 milhões por mês na economia do Estado, gerando circulação de renda e aquecendo o comércio em dezenas de municípios. A nossa intenção, a partir das orientações do governador Renan Filho, é ampliar cada vez mais o número de beneficiários do BPC, chegando a todas as comunidades vulneráveis de Alagoas", disse Pereira.

A deputada estadual Jó Pereira, que também participou do encontro, ressaltou o empenho do Governo Federal na melhoria dos índices sociais de Alagoas. "Só vamos conseguir reduzir a desigualdade com a união. Juntos, podemos garantir recursos e mostrar a força do Suas no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, principalmente em Alagoas, onde tantas famílias sofrem com os efeitos da pior seca dos últimos 40 anos", lembrou a deputada.

O Benefício de Prestação Continuada garante o repasse mensal de um salário mínimo para: 1) idosos com mais de 65 anos; e 2) pessoas com deficiência incapacitadas para a vida com independência; e 3) que em ambas situações a renda familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo vigente.

A partir da Portaria Conjunta 01/2017, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e do Instituto Nacional de Seguridade Social, a inclusão dos beneficiários no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) torna-se obrigatória.

A participação das técnicas do município em eventos como este referem a relevância dada  à capacitações que garantam os direitos dos cidadãos.

Notícias relacionadas

Assistência realiza atualização e inclusão no cadastro único dos beneficiários do Programa do Leite 17.01.18 Comissão do selo UNICEF, ABRINQ e Criança Feliz planejam ações para 2018 22.12.17 Conselho Tutelar de Campo Alegre realizou a 8ª Edição do Projeto Faça Uma Criança Feliz 21.12.17 Prefeitura promove debate sobre Segurança Pública com moradores do Residencial Olival Tenório Costa 18.12.17 Luziápolis: Prefeitura realiza entrega certificados de cursos ofertados em parceria com o SENAI 18.12.17 Baile à fantasia marca o encerramento das atividades 2017 do Serviço de Convivência da sede e Chã da 14.12.17 Representantes de Campo Alegre participaram do VII Simpósio de Desenvolvimento da Primeira Infância 04.12.17 Serviço de Convivência realiza o encerramento do Projeto O mundo encantado do Circo 30.11.17 Coordenação do Cadastro Único realizou mais uma ação do projeto Bolsa Família na Comunidade 28.11.17 Grupo de mulheres do SCFV da Chã da Imbira participam de caminhada saudável e palestra 24.11.17 Reunião define planejamento para acompanhamento das famílias residentes na Usina Porto Rico 24.11.17 Gestantes participam do lançamento do programa de distribuição de cestas básicas e nutricionais 21.11.17 Conselho Tutelar realizou palestra sobre Direitos Fundamentais para jovens do Povoado Chã da Imbira 18.11.17 Coordenações do PBF participam do III Encontro Intersetorial do Bolsa Família 14.11.17 Coordenadora participou de oficina sobre grupos populacionais tradicionais e específicos 13.11.17 Equipe do cadastro único realiza atualização cadastral de beneficiários do Programa Criança Feliz 13.11.17 Prefeitura realizará o Seminário de Mobilização do Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) 13.11.17 Equipe do Cadastro único realiza atualização cadastral de beneficiárias do Programa Criança Feliz 08.11.17 CRAS de Campo Alegre realiza encerramento do terceiro Grupo de Gestantes 31.10.17 Representante da Assistência Social participou do VIII Congresso Nacional de Síndrome Down 31.10.17