E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Secretaria de Saúde realizará neste sábado o Dia D da Campanha de vacinação contra a gripe

Secretaria de Saúde realizará neste sábado o Dia D da Campanha de vacinação contra a gripe

11.05.17

Neste sábado (13), a Prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando o Dia D de imunização contra a gripe, que mobilizará todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

No dia “D” serão abertos todos os postos de saúde da cidade, povoados e distrito Luziápolis. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Poderão receber a dose da vacina os professores da rede Pública e Privada, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres que tiverem dado à luz há menos de 45 dias, trabalhadores da saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas com condições clínicas especiais, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

OBJETIVOS

Reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

A influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. É muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semi fechados, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número e intensidade dos contatos entre pessoas de diferentes faixas etárias.

Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes. Recentemente, comprovou-se que os vírus sobrevivem em diversas superfícies (madeira, aço e tecidos) por 8 a 48 horas.

Notícias relacionadas

Janeiro Branco: Ambulatório de saúde mental de Luziápolis promoveu palestra 17.01.18 Secretaria de Saúde amplia elenco de exames laboratoriais disponíveis no município 04.01.18 Unidade Mista Senador Arnon de Melo inicia plano de parto na maternidade 05.12.17 Saúde realiza capacitação testes rápidos de Dengue e Chikungunya para médicos e enfermeiros 04.12.17 Secretaria de Saúde promove curso de Eletrocardiograma para Técnicos de enfermagem 28.11.17 Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou ação em comemoração ao dia do cuidador 21.11.17 Novembro Azul: Secretaria de Saúde promoveu ação de saúde voltada para os condutores do município 21.11.17 Programa Saúde na Escola realizou ações de Saúde Bucal nas Escolas municipais 13.11.17 Campo Alegre se destaca como referência no Seminário estadual das Academias da Saúde de Alagoas 11.11.17 NOVEMBRO AZUL - Prefeitura realizou atividade em prol da saúde do homem 10.11.17 Maternidade do hospital de Campo Alegre registra aumento no nascimento de bebês a cada mês 06.11.17 Saúde encerra ações do Outubro Rosa com mutirões da Saúde da mulher em Campo Alegre e Luziápolis 31.10.17 Prefeita Pauline Pereira participou da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica 31.10.17 Conselho de Saúde de Campo Alegre realiza reunião para escolha de novos membros 27.10.17 Secretarias integradas realizaram aulão de zumba e palestra sobre combate ao Câncer de mama 27.10.17 Outubro Rosa: Secretaria de saúde promove ação de saúde da mulher na Usina Porto Rico 25.10.17 Parto natural: Maternidade da Unidade Mista Senador Arnon de Melo registra nascimento de mais bebês 17.10.17 Outubro Rosa: Campo Alegre realiza várias atividades em Prevenção ao Câncer de Mama 17.10.17 Secretaria de Saúde realiza entrega de aparelhos Glicosímetros para pacientes portadores de diabetes 09.10.17 Setembro Amarelo: Caps de Campo Alegre promoveu caminhada pela preservação da vida 18.09.17