11.05.17

Neste sábado (13), a Prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando o Dia D de imunização contra a gripe, que mobilizará todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

No dia “D” serão abertos todos os postos de saúde da cidade, povoados e distrito Luziápolis. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Poderão receber a dose da vacina os professores da rede Pública e Privada, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres que tiverem dado à luz há menos de 45 dias, trabalhadores da saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas com condições clínicas especiais, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

OBJETIVOS

Reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

A influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. É muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semi fechados, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número e intensidade dos contatos entre pessoas de diferentes faixas etárias.

Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes. Recentemente, comprovou-se que os vírus sobrevivem em diversas superfícies (madeira, aço e tecidos) por 8 a 48 horas.

Equipe do Programa Melhor em Casa ofereceu capacitação para os cuidadores dos pacientes 25.07.17 Todos os cuidadores dos pacientes acamados que recebem o atendimento pelo programa participaram do curso. Técnicos da saúde de Campo Alegre participaram de Capacitação sobre o Controle de Tabagismo 17.07.17 Técnicos da saúde de Campo Alegre participaram de Capacitação sobre o Controle de Tabagismo Construção de mais uma UBS no Distrito Luziápolis já está com obras em andamento 06.07.17 Construção de mais uma UBS no Distrito Luziápolis já está com obras em andamento Maternidade de Campo Alegre registra número recorde de nascimento de crianças no mês de Junho 04.07.17 Maternidade de Campo Alegre registra número recorde de nascimento de crianças no mês de Junho CAPS de Campo Alegre realizou Assembleia Geral com participação de usuários e familiares 03.07.17 CAPS de Campo Alegre realizou Assembleia Geral com participação de usuários e familiares Secretaria de Saúde realizou ações durante a Semana do Combate as Drogas 03.07.17 Secretaria de Saúde realizou ações durante a Semana do Combate as Drogas Prefeitura realizará inauguração da Unidade de acolhimento infantojuvenil em Luziápolis 27.06.17 Prefeitura de Campo Alegre realizará inauguração da Unidade de acolhimento infantojuvenil em Luziápolis Secretaria de saúde de Campo Alegre realizou ações na I Semana de Saúde do Trabalhador 23.06.17 Secretaria de saúde de Campo Alegre realizou ações na I Semana de Saúde do Trabalhador Conselheiros de Saúde de Campo Alegre participaram da VIII Plenária Estadual dos Conselhos de Saúde 22.06.17 Conselheiros de Saúde de Campo Alegre participaram da VIII Plenária Estadual dos Conselhos de Saúde Prefeitura de Campo Alegre realizou mais uma entrega de fraldas geriátricas e cadeiras de rodas 01.06.17 Prefeitura de Campo Alegre realizou mais uma entrega de fraldas geriátricas e cadeiras de rodas Secretaria de saúde realizou ação de vacinação contra a Gripe na Comunidade Genesis 01.06.17 Secretaria de saúde realizou ação de vacinação contra a Gripe na Comunidade Genesis Prefeitura de Campo Alegre realiza distribuição de fraldas geriátricas para pacientes do SUS 25.05.17 Prefeitura de Campo Alegre realiza distribuição de fraldas geriátricas para pacientes do SUS Secretaria de saúde realiza ampliação da Sala de Recepção do Laboratório Municipal 24.05.17 Secretaria de saúde realiza ampliação da Sala de Recepção do Laboratório Municipal Campo Alegre elegeu nova composição do Conselho Municipal de saúde 18.05.17 Campo Alegre elegeu nova composição do Conselho Municipal de saúde CAPS de Campo alegre realizou comemoração em homenagem ao Dia das Mães 15.05.17 CAPS de Campo alegre realizou comemoração em homenagem ao Dia das Mães UBS Luiz Vieira Temóteo comemora o Dia das Mães com sorteio de brindes 11.05.17 UBS Luiz Vieira Temóteo comemora o Dia das Mães com sorteio de brindes Secretaria de Saúde realizará neste sábado o Dia D da Campanha de vacinação contra a gripe 11.05.17 Secretaria de Saúde realizará neste sábado o Dia D da Campanha de vacinação contra a Influenza Saúde e Assistência Social promoveram ação para Familiares de usuários do CAPS de Campo Alegre 10.05.17 Durante a ação foi realizada uma palestra sobre inclusão e programas sociais Secretaria de Saúde realizou palestra sobre cuidados com a Hipertensão e a Diabetes 04.05.17 A palestra foi voltada para usuários da saúde da área de cobertura da UBS José Egídio CAPS e Secretaria de Segurança promovem capacitação para os Guardas Municipais de Campo Alegre 02.05.17 A capacitação teve como tema: Como Conter o paciente PSIQUIÁTRICO EM SITUAÇÃO DE CRISE.