E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Mulheres fumantes tendem a ter mais doenças cardíacas que homens

Mulheres fumantes tendem a ter mais doenças cardíacas que homens

29.01.13

São essas as conclusões de uma pesquisa que utilizou os dados de pouco menos de 2,4 milhões de pessoas com problemas cardíacos, realizada nos EUA por especialistas da Universidade de Minnesota e da Johhs Hopkins University, entre 1966 e 2010.

O estudo, publicado na revista médica especializada Lancet, afirma ainda que as mulheres em média fumam menos cigarros por dia do que homens, mas acrescenta que ainda assim elas têm mais chances de sofrer doenças coronárias se deveria a diferenças fisiológicas entre os dois sexos.

As mulheres, afirma a pesquisa, ''possivelmente extraem uma maior quantidade de cancerígenos e outros agentes tóxicos a partir da mesma quantidade de cigarros que os homens''.

A teoria das diferenças fisiológicas, afirmam os analistas envolvidos com a pesquisa, pode ser reforçada, por estudos anteriores que mostraram que as mulheres fumantes têm o dobro do risco de sofrer câncer de pulmão do que homens.

Os pesquisadores afirmam que a diferença no percentual da incidência de doenças coronárias entre homens e mulheres fumantes pode ser ainda maior do que a cifra de 25%, já que em muitos países o hábito de fumar entre mulheres é mais recente do que entre homens.

O documento afirma que fumar é uma das principais causas de doenças coronárias em todo o mundo e ''continuará sendo enquanto populações que até recentemente haviam escapado incólumes da epidemia do fumo passarem a fumar em níveis só vistos anteriormente em países de renda elevada''.

O problema, afirmam os analistas, pode ser ainda mais agravado, já que ''a popularidade do ato de fumar estaria aumentando entre mulheres jovens de países de renda baixa ou média''.

Entre as conclusões presentes na pesquisa está a de que autoridades governamentais devem criar políticas específicas para coibir o vício do fumo entre as mulheres. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

 

 

Fonte: www.estadao.com.br

Notícias relacionadas

Secretaria da mulher realiza mobilização pela campanha 16 dias de ativismo 04.12.17 Mulheres de Campo Alegre participam de aula inaugural dos novos cursos do Programa Mulheres Mil 30.11.17 Campo Alegre realizará o I Seminário pelo fim da violência contra a mulher 23.11.17 Confira a lista das candidatas selecionadas para os cursos do Programa Mulheres Mil 31.10.17 Secretarias municipais desenvolvem o Projeto sorriso saudável na Terceira Idade 27.10.17 Programa Mulheres Mil abre inscrições para novas turmas em Campo Alegre 25.10.17 Idosos de Campo Alegre participam de atividades em comemoração ao Dia do Idoso 04.10.17 Gestantes do Projeto Mamãe Coruja recebem kits maternidade no encerramento de mais um grupo 21.09.17 Gestantes acompanhadas pelo Projeto Mamãe coruja participam de visita a maternidade da UMSAM 13.09.17 Secretaria da Mulher realizou ações da Campanha Agosto lilás - 11 anos da Lei Maria da Penha 01.09.17 Membros do Conselho dos Direitos da Mulher participaram do Seminário Mulheres no Poder 31.08.17 Dia da gestante: Gestantes do Projeto Mamãe Coruja participaram de ação e visita a maternidade 16.08.17 Idosos participantes do projeto “Dedinho de Prosa” participaram de visita ao Engenho Caraçuípe 27.07.17 Encontro marca o início das atividades do segundo grupo de gestantes do Projeto Mamãe Coruja 27.07.17 Prefeita Pauline Pereira participa da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres 05.07.17 Prefeitura de Campo Alegre realiza entrega de equipamentos para pacientes especiais 17.05.17 Mamãe Coruja: Secretaria da mulher realizou o encerramento do primeiro grupo de gestantes 2017 28.04.17 Semana da Mulher 2017: Palestras, cinema cultural e cursos foram oferecidos para as campo-alegrenses 10.03.17 Prefeita Pauline e deputada Jó Pereira participaram de sessão em homenagem as mulheres 10.03.17 Prefeitura divulga a Programação da Semana da Mulher 2017 em Campo Alegre 02.03.17