E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Prefeita Pauline Pereira participou de evento na AMA sobre transparência Pública

Os prefeitos alagoanos querem avançar no ranking da transparência

Após seis meses de mandato e sempre com mais metas a cumprir, os prefeitos de Alagoas querem avançar na escala Brasil Transparente e garantir novos números na avaliação que é feita pela Controladoria Geral da União. A EBT é uma metodologia que avalia o grau de cumprimento da Lei de Acesso à Informação e foi apresentada, durante reunião na AMA para os controladores e assessores jurídicos.

O analista da CGU Sérgio Studart reconhece que não é tão fácil cumprir todas as exigências, mas também a credita que a lei de acesso a informação, que completa 5 anos, é uma oportunidade do gestor prestar contas à população de tudo que faz.

Para aperfeiçoar o sistema que já é público, prefeitos e prefeitas vão alinhar os dados entre procuradores e controladores para concentrar no e-SIC as informações e garantir mais facilidades para consultas. Com esse trabalho, disse a prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, em 2018 todos terão como comemorar os resultados.

A adesão ao programa Transparência Alagoas, que prevê a cooperação técnica entre Estado e municípios alagoanos é mais uma oportunidade de incremento ao trabalho que vem sendo executado. Marechal Deodoro é o município piloto, mas a Controladoria Geral do Estado dispõe de ferramentas de auxílio as equipes técnicas de todas as cidades. “Ceder o uso dessa plataforma é uma maneira de fortalecer a melhoria das informações prestadas, disse Bruna Cansanção, Controladora em exercício.

Os prefeitos encaram o avanço da transparência como mais um compromisso a cumprir, ao lado de outras metas existentes como melhoria nos índices de educação e saúde, por exemplo. A orientação da AMA, diz o presidente Hugo Wanderley, é para que os gestores acompanhem através de um checklist os critérios da avaliação para adequar os procedimentos já existentes e garantir avanços nas avaliações.

Notícias relacionadas

Prefeita participou de reunião com o superintendente dos Correios sobre agência de Luziápolis 25.10.17 Prefeita Pauline cumpre agenda em Brasília em busca de mais desenvolvimento para Campo Alegre 19.10.17 Prefeita Pauline Pereira participou de evento na AMA sobre transparência Pública 10.07.17 Prefeita Pauline Pereira foi eleita e empossada nova presidente do Conisul 23.06.17 Prefeita Pauline participou de visita ao Hospital da Mulher junto com o Governador Renan Filho 17.04.17 Prefeita Pauline Pereira assina termo de cooperação para município emitir Carteira de Trabalho 10.04.17 Prefeita Pauline participa de reunião no TJ sobre a Câmara Regional de Arbitragem da Saúde 30.03.17 Prefeita Pauline Pereira participou de reunião que tratou da adesão ao Mapa Turístico Brasileiro 27.03.17 Prefeita Pauline Pereira participou de encontro que debateu várias questões sobre Alagoas 13.03.17 Pauline Pereira participou de debate na AMA sobre as dificuldades nos municípios canavieiros 07.03.17 Prefeita Pauline Pereira reassume Prefeitura de Campo Alegre após voltar de intercâmbio na Europa 24.02.17 Na Alemanha prefeita Pauline Pereira conhece projetos inovadores 13.02.17 Prefeita Pauline Pereira participará de Programa de Visita e Informação para Prefeitos na Alemanha 08.02.17 Prefeita Pauline Pereira participa de seminário sobre Transparência Pública realizado pela CGU 06.02.17 Prefeita Pauline prestigiou a posse do novo procurador-geral de Justiça de Alagoas 03.01.17 Com discurso emocionado Prefeita Pauline Pereira foi empossada para mais quatro anos 02.01.17 Prefeita Pauline Pereira participou do lançamento do Marco Referencial de Maceió 19.12.16 Em entrevistas Pauline Pereira fez balanço das realizações feitas em seu primeiro mandato 10.10.16 Grande ação de saúde e cidadania marca início das comemorações pelos 56 anos de Campo Alegre 02.06.16 Prefeita Pauline Pereira participou de encontro com o governador sobre projeto sobre o IPVA 26.04.16