SEMED amplia o atendimento da educação para jovens e adultos em Campo Alegre

19.07.17

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, atendendo a Meta 9 do Plano Municipal de Educação, que prevê elevar a taxa de alfabetização com 15 anos ou mais, vem desenvolvendo várias ações que visam priorizar o  atendimento  ao público da Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Uma das principais ações foi à ampliação dos espaços escolares nas comunidades, sendo formadas novas turmas de alunos nas Escolas: Elita Tenório, Rui Palmeira, Helenilda Correia e João Paulo II, facilitando assim o acesso dos alunos a uma escola mais próxima de sua residência.

Para isso, uma equipe da SEMED visitou porta a porta os bairros do município para convidar a população a participar de reuniões com o objetivo de apresentar as proposta da Educação de Jovens e Adultos, que vem com uma nova metodologia de dinâmica de trabalho de forma a estimular a permanência com sucesso do aluno na escola, e também ouvir as sugestões da comunidade.

Essa mobilização contribuiu significativamente para o aumento da oferta de matrículas na Educação de Jovens e Adultos no município, hoje a Rede atende 1.229 (Um mil, duzentos e vinte nove) alunos, o que significa um aumento de quase 30 % em relação a 2016 que eram de 997 (Novecentos e noventa e sete) alunos. Outra ação prioritária, foi a mobilização para conscientizar os funcionários públicos do município que não possuem escolaridade, a retomarem os estudos, matriculando-se na EJA.

Atualmente, a Educação de Jovens e Adultos é ofertada nas seguintes escolas:
Felizardo Souza Lima – Luziápolis I e II Segmento.

Miguel Matias –  Centro de Campo Alegre – I e II Segmento.
Escola João Fernandes Vieira Filho – Chã da Imbira – I e II Segmento.
Elita Tenório – Fazenda Mineiro – I Segmento.
Rui Palmeira – Belo Horizonte – I Segmento.
Helenilda Correia – Pimenteira – I Segmento.
João Paulo II – Conjunto Olival Tenório – I Segmento.

Como incentivo, nos próximos dias, serão fornecidos a todos os alunos da EJA, o fardamento e um kit escolar.

De acordo com a aluna da V Etapa A da Escola Miguel Matias, Taciana da Silva Monteiro Leite, a EJA representa uma mudança em sua vida.

“A EJA me levou a sonhar de novo.... me estimulou a ir em busca dos sonhos e objetivos  adormecidos.  Foi uma oportunidade de retomar os estudos  quando já não acreditava mais ser possível. Uma grande motivação na minha vida e na vida de muitas outras pessoas”, disse Taciana.