Prefeita Pauline Pereira pede apoio ao Ministro da Saúde para projetos do Conisul

26.07.17

A presidente do Conisul, prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, pediu ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, apoio a dois projetos do Consórcio que tramitam em duas secretárias do órgão, em Brasília. A solicitação aconteceu nesta quarta-feira, 26, no auditório do Hotel Best Westen Premier, durante reunião com prefeitos, gestores de saúde e demais autoridades.

“Hoje somos 40 municípios, alcançando quase 1 milhão de habitantes no acesso a medicamentos, itens de saúde bucal, material hospitalar, e outros itens, impactando numa redução de 40% em média nos custos da compra de produtos para esses municípios” reforçou.

Na oportunidade, a presidente agradeceu ao secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério, Marco Fireman, pela aprovação do projeto Qualificação da Gestão de Compras Compartilhadas do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas, que deve ter o financiamento liberado neste semestre.

O segundo projeto, Qualificação do processo de vigilância e assistencial das equipes de saúde com foco na dengue e correlatos do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas, tramita na Secretaria de Vigilância à Saúde, e aguarda parecer e encaminhamento.

“Estamos aguardando a aprovação dos dois projetos, pois ambos serão importantes para o fomento de ações que tem como foco o desenvolvimento regional, visando a melhoria dos serviços de saúde para cada município envolvido e, de forma global, promoverá impacto significativo para a população alcançada, melhorando indicadores e a situação sanitária”, completou.

O ministro ouviu prefeitos e secretários de Saúde sobre a situação da saúde em Alagoas, ações que estão sendo executadas, projetos previstos e as principais necessidades do setor. A partir dos dados informados será traçado um panorama da saúde alagoana.

Na ocasião o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou que vai destinar R$ 6 milhões na atenção básica e R$ 1 milhão para serviços de saúde bucal nos municípios alagoanos. O ministro veio a Alagoas acompanhado do senador Benedito de Lira e do deputado federal Artur Lira.

No total, o estado de Alagoas receberá R$ 17,5 milhões em investimentos destinados à saúde pública. Barros ressaltou que os recursos federais disponibilizados são resultado do dinheiro economizado no Ministério. Segundo ele, no primeiro ano de ação administrativa foram economizados R$ 3,5 bilhões.

O encontro também contou com a presença da deputada Jó Pereira, do senador Benedito de Lira, Christian Teixeira - Secretário de Saúde do Estado de Alagoas, Rui Palmeira - Prefeito de Maceió, Izabelle Pereira - Presidente do COSEMS, Pauline Pereira - Prefeita do Município de Campo Alegre e Presidente do CONISUL, Arthur Lira - Deputado Federal, Rogério Teófilo - Prefeito de Arapiraca, Francisco Holanda - Deputado Estadual por Alagoas, Tarcizo Freire - Deputado Estadual por Alagoas, José Thomaz Nonô - Secretário de Saúde por Maceió.