E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Profissionais da prefeitura de Campo Alegre participaram de workshop sobre a implantação do eSocial

Profissionais da prefeitura de Campo Alegre participaram de workshop sobre a implantação do eSocial

23.08.17

Participaram do encontro profissionais da área de Recursos Humanos da Secretaria de Administração e Educação e do FAPEN

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) realizou nesta terça-feira (22.08) o workshop "eSocial para Órgãos Públicos". O evento aconteceu no auditório do Tribunal Pleno do Fórum Pontes de Miranda. Participam do workshop servidores públicos federais, estaduais e municipais das áreas de gestão de pessoas, folha de pagamento, tecnologia da informação, orçamento, finanças, previdenciária e contabilidade.

O município de Campo Alegre teve a participação de profissionais da área de Recursos Humanos da Secretaria de Administração e Educação e do FAPEN.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), desembargador Pedro Inácio da Silva, destacou a importância de se  compartilhar as informações necessárias aos órgãos públicos. "Estamos todos engajados para que, no próximo ano, tenhamos condições de trabalhar nessa nova plataforma  e conseguir  alavancar o serviço público, dando qualidade às informações, que é o que mais  importa para nós", destacou.  Em seguida, o magistrado salientou que a tarefa de todos os órgãos públicos é multiplicar as informações e explicações que estão sendo repassadas pelos palestrantes.

Em seguida, o delegado da Receita Federal, Plínio Feitosa, fez uma abordagem sucinta acerca das ações do órgão direcionadas ao desenvolvimento e compartilhamento  de sistemas de informações. Na ocasião, Feitosa observou que o eSocial vai requerer muita energia de todos os envolvidos  para que venha funcionar a contento.

O que é o eSocial

O eSocial é uma sistemática que visa à unificação do envio de informações pelo empregador, em relação aos seus empregados, em cumprimento das obrigações previstas na legislação trabalhista, previdenciária e tributária. É coordenado pelo Comitê Gestor do eSocial do qual fazem parte o MTE, MPS, INSS, CEF e RFB.

Tem como objetivos:
i. viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas;
ii. simplificar o cumprimento de obrigações;
iii. aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais.

A prestação das informações ao eSocial substituirá a entrega das mesmas informações em formulários e declarações próprias a que estão sujeitos os empregadores em geral, com padronização das informações e redução da quantidade de obrigações. Permitirá ao empregador atuar com maior transparência e segurança jurídica, evitando assim passivos fiscais e trabalhistas desnecessários. A centralização trará ganhos tanto para quem envia − através da redução da burocracia envolvida; já para o Governo, a entrega única facilitará em muito a busca e crítica de irregularidades, tais como prazos desrespeitados, erros de cálculo e declarações inconsistentes.

A utilização do eSocial será obrigatória para os empregadores - inclusive o doméstico, para as empresas em geral e para o segurado especial, inclusive em relação a trabalhadores que lhe prestem serviço.

As informações ficarão armazenadas no ambiente nacional do eSocial e poderão ser acessadas apenas pelos participantes do projeto (Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social e Secretaria da Receita Federal do Brasil) para fins previdenciários, fiscais, de apuração de tributos e FGTS.

Notícias relacionadas

Instituto de Identificação de Campo Alegre registra mais de 3 mil emissões de identidades em 2017 03.01.18 Capacitações: Servidores da Secretaria de administração participaram de eventos em Brasília 04.12.17 Prefeitura convoca audiência Pública para apresentação e discussão do projeto de lei do PPAM 03.11.17 Profissionais do Setor de Licitações e Compras de Campo Alegre participaram de Encontro de Pregoeiro 31.10.17 Capacitação: Técnicos de Campo Alegre participaram de curso sobre captação de recursos 29.10.17 Profissionais da prefeitura de Campo Alegre participaram de workshop sobre a implantação do eSocial 23.08.17 Nota de Esclarecimento oficial PMCA 17.08.17 Prefeita Pauline Pereira participou de reunião que tratou sobre a agência dos Correios de Luziápolis 20.07.17 Campo Alegre realizará grande festa em comemoração aos 57 anos de emancipação política 04.06.17 Secretaria de administração implanta setor de Recursos Humanos no Distrito Luziápolis 29.05.17 Prefeitura investe em capacitação para os membros do setor de licitação do município 01.04.17 Programa PREFEITURA E VOCÊ NA COMUNIDADE levará vários serviços para o Povoado Chã da Imbira 21.03.17 Secretárias e técnicos de Campo Alegre participam de capacitação visando eficiência na gestão 20.03.17 Funcionando em novo horário Instituto de Identificação registra recorde de emissão em um mês 02.02.17 Prefeitura de Campo Alegre realizará recadastramento dos servidores municipais 13.01.17 Prefeita Pauline Pereira empossou novo secretariado de Campo Alegre 02.01.17 Prefeitura decreta três dias de Luto Oficial pela morte do vereador Testão 22.11.16 Em cumprimento a legislação eleitoral Prefeitura suspende publicações nas redes sociais 02.07.16 Prefeitura realizará grande ação de saúde e cidadania no Povoado Chã da Imbira 14.06.16 NOTA OFICIAL: Prefeitura suspende realização de festejos juninos 14.06.16