Atuação da CoopecMarca cresce em reconhecimento e referência no trabalho de coleta seletiva

31.08.17

O trabalho desenvolvido pela cooperativa é cada vez mais abrangente e admirado ao longo dos dias

Não é de hoje que os membros da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre – CoopecMarca, vêm conquistando espaço e notabilidade no cenário ambiental, em todo o território alagoano, e também nas demais federações do país, que buscam espelhar-se no belíssimo exemplo de quem só tende a evoluir e colher bons frutos do trabalho, que, diga-se de passagem, é bastante árduo, mas que dignifica e gratifica a vida de muitas famílias com uma remuneração e vantagens bem acima da média apresentada por qualquer outra associação ou cooperativa desse seguimento.

Com a regularidade da execução da Coleta Seletiva feita nas residências, nas repartições públicas e nas empresas privadas do comércio campo-alegrense, e com o aparato logístico propiciado pelo município o crescimento percentual de material retirado das ruas atingiu a casa dos 40%, só neste mês de agosto de 2017.

Foram 16 Toneladas em julho, contra mais de 20 Toneladas no mês de agosto. Ou seja, para quem prometia alcançar, ao longo de seis meses, 30% de aumento, está claro que essa turma vai ainda muito mais longe do que previam os céticos.

Segundo o Secretário de Agricultura e de Meio Ambiente, Leonardo Monteiro, que articula em prol da cooperativa e supervisiona o rendimento diário dos cooperados, e que também participa dos eventos promovidos pelo SEBRAE e pela SEMARH, através da competência do Secretário de Estado, Alexandre Ayres, tudo isso se deve a integração demonstrada desde o primeiro momento que todos decidiram transformar Campo Alegre no modelo vivo de cooperativismo independente, apoiado, incentivado e coordenado de muito perto por uma gestão comprometida com o desenvolvimento de um trabalho, por vezes, não apenas social, mas também econômico e ambiental, que transforma de maneira gritante a vida dos homens e mulheres catadores de materiais recicláveis.

Tamanha a fama, e tão admirável o sucesso da CoopecMarca em todo o estado de Alagoas, que neste mês de agosto em nossa a cooperativa recebeu as visitas dos senhores Erinaldo Pereira da Silva, Diretor do Departamento de Meio Ambiente do município de Pariconha (sertão); e Roberto Santos Rocha, Secretário adjunto de Meio Ambiente da cidade de Taquarana (agreste), onde, inclusive, durante as festividades de rua, realizadas na noite do último dia 24, em comemoração a emancipação política daquela localidade, acolheu, com visível alegria e de braços abertos todos os cooperados que por lá estiveram para mais uma empreitada laboral.

“Todos possuem a receita, mas poucos de fato querem ou demonstram saber mexer o bolo com as próprias mãos”. Enfatizou o Coordenador Ambiental, Luiz Lorhans, reforçando que a sinergia provocada pela participação espontânea da comunidade e dos servidores públicos do município contribui, de maneira significativa, diretamente para o alcance desses resultados extraordinários.