Técnicos das secretarias de educação e saúde participaram de capacitação sobre teste de SNELLEN

04.09.17

Os técnicos Henrique Matias, representante da Secretaria Municipal de Educação e Ilane Apolinário, representante da Secretaria Municipal de Saúde, sendo ambos coordenadores do Programa Saúde na Escola – PSE, participaram no auditório do CEREST/SESAU, da oficina de Capacitação do Teste de Snellen.

A Oficina teve o objetivo de orientar sobre a realização da triagem de acuidade visual e formar multiplicadores nas Instituições  de Ensino do município para atuar na realização do Teste. Na ocasião, estiverem reunidos os municípios que compõem a 5ª e 6ª Região de Saúde do Estado de Alagoas.

Vale salientar, que a acuidade visual é o grau de aptidão do olho para identificar detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. A forma de triagem mais simples de diagnosticar a limitação da visão é medir a acuidade visual com a Escala de Sinais de Snellen.

A Escala utiliza sinais em forma de Letra E, organizados de maneira padronizada, de tamanhos progressivamente menores, chamados optótipos, onde, na lateral esquerda existe uma tabela, com número decimal, que corresponde à medida de acuidade visual.

A referida capacitação foi ministrada pelo Coordenador Estadual do Programa Saúde na Escola – PSE, Eloy Yanes, que fez toda a apresentação para a realização do Teste de Snellen, expondo a importância, a finalidade, como acontece a realização do teste, o preenchimento e orientação das fichas e depois como prosseguir no encaminhamento do educando ao oftalmologista.

Essa ação tem como finalidade identificar precocemente alterações oftalmológicas nas escolas viabilizando melhor adesão ao ensino e aprendizagem e pode ser desenvolvida por meio da parceria: Escola, Unidade Básica de Saúde e Família, voltada para promoção da aprendizagem, à saúde, à equidade, a inclusão e a qualidade de vida de toda a comunidade escolar.

Assim, a partir da prevenção, identificação e correção de problemas visuais dos nossos educandos, por meio de ações pedagógicas mais efetivas, conseguiremos garantir o comprometimento do processo da aprendizagem.