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Secretaria municipal de educação promove avaliação da educação infantil nas instituições de ensino

Secretaria municipal de educação promove avaliação da educação infantil nas instituições de ensino

04.09.17

A Secretaria Municipal de Educação realiza a II Avaliação da Educação Infantil nos Centros e Escolas de Educação Infantil da Rede Pública do Município de Campo Alegre. A Avaliação que teve início no último dia 31 de agosto nos Centros de Educação Infantil Professora Maria Valcira e Professora Jaci Vieira da Costa, respectivamente, vai até o dia 13 de setembro.

A Avaliação é uma ação em cumprimento a Lei nº 773/2015 que aprova o Plano Municipal de Educação, onde na Meta 1, estratégia 1.4, determina: “Implantar, até o segundo ano de vigência deste PME, a Avaliação Institucional da Educação Infantil, a ser realizada a cada 02 (dois) anos, com base em Parâmetros Nacionais de Qualidade e Indicadores de Qualidade a fim de aferir a infraestrutura física, o quadro de pessoal, as condições de gestão, os recursos pedagógicos, a situação de acessibilidade, além de outros indicadores relevantes”. 

Este ano, 10 (dez) Instituições de Ensino da Educação Infantil serão avaliadas, conforme cronograma:

Centro de Educação infantil Professora Maria Valcira de Medeiros – 31/08/17 às 13h00
Centro de Educação Infantil Professora Jaci Vieira da Costa - 31/08/17 13h00
Escola Municipal de Tempo Integral Cicero Salustiano – 05/09/17 ás 8h00
Centro de Educação Infantil Professora Maria José Vieira da Costa - 06/09/17 ás 13h00
Escola Municipal de Tempo Integral Virgem dos Pobres - 08/09/17 ás 13h00
Escola Municipal de Tempo Integral Elita Tenório Maia - 11/09/17 ás 8h00
Escola Municipal de Tempo Integral Maria Lourinete Porto Guimarães - 11/09/17 ás 8h00
Escola de Municipal de Tempo Integral Olival Tenório Costa Neto - 11/09/17 ás 13h00
Centro de Educação Infantil Lizete Alves Ferreira - 12/09/17 ás 8h00
Centro de Educação Infantil Professora Cicera Marinho de Melo – 13/09/17 ás 8h00

A avaliação dá-se através de sete dimensões e seus respectivos indicadores:

D1: PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL
1. Proposta pedagógica consolidada
2. Planejamento, acompanhamento e avaliação
3. Registro da prática educativa
D2: MULTIPLICIDADE DE EXPERIÊNCIAS E LINGUAGENS
1. Crianças construindo sua autonomia
2. Crianças relacionando-se com o ambiente natural e social
3. Crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo
4. Crianças expressando-se por meio de diferentes linguagens plásticas, simbólicas, musicais e corporais
5. Crianças tendo experiências agradáveis, variadas e estimulantes com a linguagem oral e escrita
6. Crianças reconhecendo suas identidades e valorizando as diferenças e a cooperação

D3: INTERAÇÕES
1. Respeito à dignidade das crianças
2. Respeito ao ritmo das crianças
3. Respeito à identidade, desejos e interesses das crianças
4. Respeito às ideias, conquistas e produções das crianças
5. Interação entre crianças e crianças

D4: PROMOÇÃO DA SAÚDE
1. Responsabilidade pela alimentação saudável das crianças
2. Limpeza, salubridade e conforto
3. Segurança

D5: ESPAÇOS, MATERIAIS E MOBILIÁRIOS
1. Espaços e mobiliários que favorecem as experiências das crianças
2. Materiais variados e acessíveis às crianças
3. Espaços, materiais e mobiliários para responder aos interesses e necessidades dos adultos

D6: FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS PROFESSORAS E DEMAIS PROFISSIONAIS
1. Formação inicial das professoras
2. Formação continuada
3. Condições de trabalho adequadas

D7: COOPERAÇÃO E TROCA COM AS FAMÍLIAS E PARTICIPAÇÃO NA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL
1. Respeito e acolhimento
2. Garantia do direito das famílias de acompanhar as vivências e produções das crianças
3. Participação da instituição na rede de proteção dos direitos das crianças

A metodologia utilizada é proposta pelo documento de Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, conhecido informalmente como Indique – EI, que foi elaborado em 2009 pelo MEC com o propósito de criar condições efetivas para a democratização da escola. Sua metodologia foi concebida para que a comunidade reunida possa avaliar sua realidade, identificar prioridades, estabelecer e implementar planos de ação e monitorar seus resultados, através da auto avaliação da qualidade das Instituições de Educação Infantil, de forma democrática por meio de um processo participativo e aberto a toda a comunidade., sendo, este momento mais um instrumento  de garantia de direitos das crianças de nosso município.

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