Visitadoras do Criança Feliz iniciam preenchimento dos formulários para carcterização da família

22.09.17

Desde o dia 05 de Setembro, as Visitadoras do Programa Criança Feliz, que é gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania, iniciaram o preenchimento de formulários na Sede do município e nos Povoados, Mineiro, Chã da Imbira e Usina Porto Rico. Após o período de busca ativa, realizada pelas Visitadoras, foram selecionadas 100 famílias com perfil para participar do Programa, através da lista das famílias cadastradas no Cadastro Único.

Para a seleção das famílias, além da lista disponibilizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), das famílias com perfil para participar do Programa, as Visitadoras utilizaram as listas de Crianças de 0 à 6 anos que se encontram nas Creches, disponibilizadas pela Secretaria de Educação.

Assim, gestantes e crianças de 0 à 3 anos beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e de 0 à 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que ainda não estão em Creche, foram contempladas com as visitas domiciliares do Programa Criança Feliz, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na Primeira Infância.

As visitas foram realizadas com agendamento, conforme a disponibilidade da família em receber as visitadoras. As primeiras visitas foram acompanhadas pela Supervisora do Programa Criança Feliz, Danielle Tavares, que na oportunidade fez alguns registros fotográficos, com autorização do responsável familiar, através de assinatura de termo de autorização de uso de imagem.

Nas primeiras visitas estão sendo preenchidos formulários de Caracterização do território, que tem como objetivo possibilitar que a Supervisora e as Visitadoras se apropriem de conhecimentos básicos sobre aspectos que impactam na dinâmica do território e das famílias; Caracterização da família, com o objetivo de obter informações sobre o domicílio/família atendida, suas situações de vida e relações entre si e a comunidade; Caracterização da gestante e Caracterização da criança, com o objetivo de obter informações; e por fim o formulário de Diagnóstico inicial do Desenvolvimento Infantil.

Após o preenchimento de formulários, será iniciada a metodologia CDC (Cuidados para o Desenvolvimento da Criança) nas visitas domiciliares, a metodologia fundamenta-se no cuidado dado à criança nas diferentes idades e nos vínculos estabelecidos entre ela e seus cuidadores. É, portanto uma metodologia pautada na orientação e no apoio aos esforços das famílias sobre vinculação e cuidados para o desenvolvimento da criança.