E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Conselheiros Municipais concluíram curso “Olho Vivo no Dinheiro Público” ministrado pela CGU

Conselheiros Municipais concluíram curso “Olho Vivo no Dinheiro Público” ministrado pela CGU

22.09.17

Visando qualificar a atuação dos conselhos municipais para uma melhor atuação e fiscalização dos serviços públicos no município, a Prefeitura de Campo Alegre buscou em parceria com a Controladoria-Geral da União - CGU a realização de uma capacitação para todos os Conselhos do Município que atuam na fiscalização dos recursos federais e controle social.

A capacitação "Olho Vivo no Dinheiro Público" para Conselhos Municipais de Controle Social, foi realizada durante toda a semana no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, e também com algumas visitas práticas em órgãos do município que são fiscalizados pelos conselhos. O principal objetivo da capacitação foi fomentar e subsidiar conhecimento qualificado e apoio a atuação dos Conselheiros.

A capacitação foi ministrada pelo Coordenador do Núcleo de Ação e Prevenção da Controladoria Geral da União em Alagoas Sérgio Moraes Studart, e pela Assistente Social Claudia Maria Souza de Holanda.

De acordo com a controladora geral do município, Helen Nunes, a capacitação teve a participação efetiva de 81 pessoas que ao final do curso foram certificadas. 

A prefeita Pauline Pereira participou do encerramento da capacitação e destacou a importância de fazer uma gestão participativa, qualificando os conselhos municipais para serem parceiros do município para que as políticas públicas sejam efetivadas em prol da população campo-alegrense.

O Programa, desenvolvido pela CGU, tem como objetivo incentivar o controle social e fazer com que os gestores atuem para a melhor aplicação dos recursos públicos.

Parte dos impostos federais que o cidadão paga é utilizado diretamente nos municípios. Esse dinheiro ajuda na realização de uma série de benefícios para a população, e o Programa Olho Vivo no Dinheiro Público é um deles. As verbas ajudam a melhorar a cidade em diversas áreas.

O programa existe desde setembro de 2003 e foi criado por meio de parceria entre a Controladoria Geral da União (CGU) e a organização não-governamental (ONG) Avante – Qualidade, Educação e Vida.

Participaram os membros dos seguintes conselhos: Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, Conselho Municipal de Saúde - CMS, Conselho Municipal de Educação - CME, Conselho Municipal de Alimentação Escolar - CAE, Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social - CACSFUNDEB, além da participação de alguns agentes públicos.

Notícias relacionadas

Prefeitura anuncia pagamento do 13º Salário dos servidores municipais concursados 08.12.17 Terceira edição do Programa Moradia Legal contemplou mais de duzentas famílias em Campo Alegre 06.12.17 Programa de Complementação Alimentar vai beneficiar mais de 400 gestantes de Campo Alegre 01.12.17 Prefeita e secretária participaram do Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais 30.11.17 Educação integral melhora indicadores educacionais em Campo Alegre 25.11.17 Prefeita Pauline Pereira comemora entrada de Campo Alegre na área de atuação a CODEVASF 21.11.17 Meio ambiente: Prefeitura de Campo Alegre encerra atividades do lixão do município 11.11.17 Prefeita Pauline Pereira anuncia planejamento para realização de concurso público em Campo Alegre 19.10.17 Prefeitura de Campo Alegre entrega Tablets e Kits de EPIs para os Agentes Comunitário de Saúde 04.10.17 Reunião define que serviços dos Correios de Luziápolis serão mantidos 28.09.17 Conselheiros Municipais concluíram curso “Olho Vivo no Dinheiro Público” ministrado pela CGU 22.09.17 Mulheres de Campo Alegre recebem certificados de cursos ofertados pelo Programa Mulheres Mil 30.08.17 Prefeitura de Campo Alegre e UNOPAR firmam parceria para funcionamento de polo no município 04.08.17 Prefeita entregou casas no Povoado Chã da Imbira pelo Minha Casa Renovada e PNHR 29.06.17 Corrida da Chama da Integração marca comemorações de 57 anos de emancipação política de Campo Alegre 09.06.17 Pauline Pereira defende diálogo entre prefeituras e sindicatos da Educação 06.04.17 Programa Prefeitura e Você na Comunidade levou vários serviços a população do Povoado Chã da Imbira 25.03.17 Secretária Neide Granja e membros da SEMED Participaram do Lançamento do Programa Escola 10 19.03.17 No rádio prefeita Pauline Pereira presta homenagem às mulheres campo-alegrenses 08.03.17 Prefeita Pauline assinou o termo de adesão de Campo Alegre ao programa Alagoas mais verde 11.02.17