CoopecMarca leva ações de conscientização sobre a coleta seletiva para a comunidade

26.09.17

Durante este mês de setembro estudantes da rede privada de ensino, da Escola Recanto Feliz, realizaram visita no prédio da cooperativa e acompanharam como são feitos os trabalhos dos catadores e todo o processo de triagem, prensagem e destinação final dos produtos adquiridos com a Coleta Seletiva.

A recepção e apresentação das ações foi esplanada pelo Coordenador Ambiental Luiz Lorhans, onde os alunos, diretores e professores da unidade de ensino puderam aprender a distinguir quais são os verdadeiros materiais recicláveis que interessam ao fortalecimento da CoopecMarca.

A ação voluntária, além de proporcionar o aprendizado e o senso de interatividade das crianças, estimula também os cidadãos e cidadãs mirins a se comprometerem com o bem-estar do meio ambiente em que vivemos. As imagens mostram o quanto à visita foi uma experiência gratificante para ambos os lados.

Cada vez mais a cooperativa vem se fortalecendo, e buscando novas parcerias que com certeza vai trazer muitos bons resultados futuros.

No último dia 13 de setembro, com apoio da assistente social Tâmara Alves, técnica do projeto social do setor de habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social, aconteceu uma importante reunião com os moradores do residencial João José Pereira, onde todos os participantes puderam conhecer de muito perto a realidade do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, a necessidade e a importância em separar e doar tudo o que era direcionado ao lixão, que logo em breve não mais existirá em nossa cidade.

Outra parceria importante para o município são os Agentes de Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde municipais que também estão engajados nesse admirável esforço em prol da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis, estes profissionais que no dia a dia, mantêm contato direto com os moradores das áreas urbana e rural, percorrendo, inclusive, os setores mais longínquos da municipalidade.

Expansão

Mesmo com a diminuição do consumo, e consequentemente, menor quantidade de materiais recicláveis descartados pela população, em virtude da grave crise financeira pela qual passa o país, a coordenação da cooperativa de Campo Alegre não se deixou abater pelos obstáculos atemporais, e decidiu abrir nova frente de trabalho no distrito de Luziápolis, gerando quatro vagas no início da primeira etapa, a ser iniciada no próximo mês de outubro ou de novembro, e pretende ter no distrito uma segunda base física de atividades de Coleta Seletiva, com toda a estrutura operacional já oferecida na sede do município.