E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

SEMED promove VI encontro de formação para secretários escolares e assistentes administrativos

SEMED promove VI encontro de formação para secretários escolares e assistentes administrativos

09.10.17

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre vem ao longo da Gestão Pauline Pereira, se destacando na oferta de Formação Continuada para todos os profissionais que integram a administração, com o objetivo de que todo atendimento realizado ocorra com maior eficiência e eficácia. Partindo desse objetivo, na manhã da ultima quarta-feira, 04 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação realizou o 6º Encontro da Formação Continuada para os profissionais das Secretarias Escolares.

Na ocasião, foram discutidos os seguintes temas: Sistema de Ensino, Sistema Municipal de Ensino, Classificação e Reclassificação e Progressão Parcial e Continuada.

No primeiro momento, o professor Lucas Rinaldo, Diretor de Gestão do Sistema de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, falou sobre o Sistema de Ensino e Sistema Municipal de Ensino, partindo da Fundamentação legal, desde a Constituição Federal de 1988 à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN 9.394/1996. Trouxe uma breve reflexão fazendo uma alusão ao Movimento dos Pioneiros, de 1932, liderado por Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo, momento em que já se discutia a organização de um sistema de ensino.

Nesse contexto, ressaltou a Constituição Federal de 1988, que traz a consolidação da autonomia dos municípios, e os institui como entes da Federação. Em seu art. 211, define a organização da educação nacional e
torna realidade o sistema municipal de ensino. A LDBEN, em seu art. 8º, vem enfatizar o que já está comtemplado na Constituição.

Depois, discorreu sobre a estrutura do Sistema de Ensino nos âmbitos:
Federal, segundo Art. 16 da LDBEN 9.394/96;
Estadual, segundo Art. 17 da LDBEN 9.394/96;
Distrital, segundo Art. 17 da LDBEN 9.394/96;
Municipal. segundo Art. 18 da LDBEN 9.394/96;
Em se tratando do Sistema Municipal de Ensino, destacou que a construção democrática acontece com a criação de um sistema de ensino próprio, de forma a se inserir num processo político. Definiu sistema de Ensino como uma engrenagem, conjunto de Instituições ou órgãos que se articulam, harmoniosamente, para a efetiva concretização da autonomia do município, na área da Educação.

Ressaltou que Campo Alegre já é referência estadual em sua organização de Sistema Municipal de Ensino. Lucas Rinaldo finalizou dizendo que “o distanciamento da teoria e da prática termina nos frustrando nas ações cotidianas. Assim, precisamos superar visões limitadas acerca do conhecimento sobre o sistema, ampliando nossa visão a partir do conhecimento construído”.

Dando Continuidade, Aparecida de Cássia, Coordenadora de Inspeção e Normas, abordou sobre os procedimentos de Classificação e Reclassificação em consonância à Resolução 01/2013 do Conselho Municipal de Educação – CME, refletindo sobre os procedimentos e critérios para que haja classificação ou a reclassificação do estudante.

Em seguida, apresentou sobre a Progressão Parcial e Continuada, acerca da Resolução 03/2013 do Conselho Municipal de Educação – CME, discutindo os critérios que possibilitam ao estudante a aprovação em Progressão Parcial, ou seja, a passagem do aluno para o ano posterior, com defasagem em alguns conteúdos curriculares. Compreendendo que a Progressão Parcial constitui-se em direito público subjetivo de todos os alunos matriculados, a partir do 6º (sexto) ao 8º (oitavo) ano do Ensino Fundamental.

Este foi mais um momento de conhecimentos construídos por meio da interação e reflexão, contribuindo para que os profissionais da secretaria escolar se entendam como sujeitos participantes e necessários no processo de construção do Ensino-aprendizagem na Instituição de Ensino. Josefa Aparecida comparou a Formação ao Curso Técnico em Secretaria Escolar, ofertado pelo IFAL - Instituto Federal de Alagoas, Segundo ela, “a formação está sendo de alta qualidade, diferente de todas as outras que já existiu”, destacando importância da abordagem do tema Sistema de Ensino como forma de ampliar a visão institucional.

Notícias relacionadas

Crianças do Centro de Educação Infantil Maria José participaram do Bloco mirim “Mamãe eu quero” 14.02.18 Projeto Construindo uma Cultura de paz intensifica ações em Luziápolis 14.02.18 SEMED realiza semana pedagógica para as equipes gestoras da rede municipal de ensino 30.01.18 Secretarias traçam estratégias para busca ativa de crianças e jovens que estão fora da escola 25.01.18 SEMED premia alunos vencedores da maratona de aprendizagem e alunos destaques no simulado de 2017 24.01.18 Estudantes de Campo Alegre participam de atividades educativas e recreativas na Colônia de Férias 22.01.18 SEMED realiza semana pedagógica para iniciar ano letivo nas instituições de educação infantil 19.01.18 Prefeita Pauline Pereira participou de reunião sobre o financiamento da educação 16.01.18 Secretaria de educação de Campo Alegre realiza abertura oficial da colônia de férias 09.01.18 Alunos da rede municipal de ensino de Campo Alegre são aprovados no IFAL 09.01.18 Crianças dos CEIs de Luziápolis ganham brinquedos na Campanha Faça uma Criança Feliz 21.12.17 CMAEE realiza projeto mais que brincar durante o mês de dezembro 21.12.17 Secretária Graciene Alencar realiza palestra em encontro regional de educação 21.12.17 Professor de Campo Alegre recebe o prêmio Medalha Escola 10 14.12.17 Técnicos da SEMED apresentam plataforma busca ativa escolar para secretarias de saúde e assistência 14.12.17 Escola Monsenhor Hildebrando realizou mais uma edição do Natal da partilha 11.12.17 Retrospectiva marca o encerramento do ano letivo no CEI Professora Cicera Marinho de Melo 06.12.17 Centro de Educação Infantil professora Cícera Marinho de Melo realizou o II bazar do bem 06.12.17 Aluna e professoras de Campo Alegre vencem concursos do “Projeto Aedes Aegypti” da Ensinart Editora 05.12.17 SEMED realiza avaliação diagnóstica para os estudantes do 1º ao 4º ano da rede pública municipal 04.12.17