SEMED capacita multiplicadores do processo de construção, revisão e atualização dos regimentos

23.10.17

A formação reuniu os profissionais das escolas de ensino fundamental do município

É comum a cada ano que passa ocorrer mudanças na Escola. Novas salas e turnos são abertos. Diferentes aparelhos eletrônicos aparecem nas mãos dos alunos e são incorporados à mochila e isso contribui para que os modelos de ensino e avaliação, os padrões de comportamento e as regras de convivência - assim como a maneira de tratar os conflitos - também se modifiquem e demandem atualização.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, por meio da Diretoria de Gestão do Sistema de Ensino – DIGESE preparou uma formação para os 96 (noventa e seis) multiplicadores envolvidos no Processo de Revisão, Atualização e Construção dos Regimentos Escolares das 17 (dezessete) Instituições de Ensino Fundamental.

O Regimento Escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de cada Escola, evidenciando o compromisso de todos os segmentos da Comunidade Escolar numa perspectiva democrática, vivenciando a realidade de cada Instituição de Ensino e valorizando êxito do trabalho educativo, com o compromisso de oferecer uma educação de qualidade, primando pelo acesso, a permanência e o sucesso na efetivação do desenvolvimento integral dos educandos em seus aspectos: éticos, políticos e estéticos.

A formação cujo objetivo é atualizar e construir os regimentos escolares do Ensino Fundamental foi dividida em 02 módulos: O primeiro módulo, ocorreu nos dias 18 e 20 de outubro e o segundo, ocorrerá no período de 08 a 10 de novembro, abordando  temas específicos ligados a Gestão Escolar.

No dia 18, o encontro de formação ocorreu no Pólo do Povoado Chã da Imbira, envolvendo as Escolas: Olival Tenório Costa, João Fernandes Vieira Filho, Lourinete Porto Guimarães, Elita Tenório e Senador Rui Palmeira e no dia 20, pela manhã foi a vez do Pólo de Luziápolis, envolvendo as Escolas: Cícero Salustiano, Cícero Mizael, Menino Jesus de Praga, Pedro de Oliveira e Felizardo de Souza e no período da tarde, contemplando as Escolas da sede e adjacências: Professora Zenóbia Ferreira, Ver. João Rogério, Miguel Matias, Monsenhor Hildebrando, Helenilda Correia, e João Paulo II, abordando os temas: Regimento Escolar e Gestão Democrática. Sistema de Ensino e Conselho Escolar ficarão para o próximo módulo.

Os Regimentos Escolares serão construídos coletivamente, sendo um instrumento relevante que orienta e define as normas estabelecidas na legislação em vigor e que serão utilizadas e aplicadas nessas Escolas, conforme estabelece a Resolução nº 01/2017 CME-CA/AL, visando assegurar a Gestão Democrática, incluindo e valorizando a comunidade por meio do Conselho Escolar, possibilitando uma melhor qualidade do ensino.

Vale ressaltar que esta ação é uma das metas estabelecidas do Plano Municipal de Educação – PME (Meta 19), que em sua estratégia 19.4 propõe a elaboração e revisão dos Regimentos Internos das Unidades de Ensino, no prazo de dois anos.