Programa Formação Pela Escola - SEMED realiza encontro final do curso de competências básicas

23.10.17

A Secretaria Municipal de Educação - SEMED, realizou nesta quinta-feira (19), no Auditório da Escola Professora Zenóbia Ferreira, o encontro presencial final do Curso de Competências Básicas, do Programa Formação Pela Escola, que é uma ação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

O Curso, com duração de 31 dias, iniciou no dia 18 de setembro, com duas turmas, uma no horário matutino e outra no vespertino, totalizando 69 participantes.

O encontro teve como objetivo reunir os/as cursistas para socializar as principais contribuições bem como discutir e sistematizar os temas centrais relativos às unidades do Curso, que é uma formação continuada na modalidade à distância, mas organizada a nível municipal com momentos de estudos presenciais, estando sob os cuidados da Tutora, Professora Marice Rocha Barbosa.

Participaram deste momento: técnicos/as da SEMED, diretores/as escolares, coordenadoras pedagógicas, professores/as, membros dos Conselhos Escolares e outros Conselhos ligados à educação e comunidade.

Na oportunidade, foram elencadas as principais políticas públicas destinadas à área educacional, como elas se efetivam no município, os principais desafios e as estratégias organizadas para superar as dificuldades evidenciadas.

A avaliação do curso foi bastante positiva, pois o mesmo trouxe uma abordagem necessária para compreender o papel das politicas públicas educacionais, bem como instigou conhecer melhor os principais programas do FNDE, as problemáticas existentes e também a execução e o acompanhamento das mesmas em âmbito municipal.

Foram debatidos temas importantes, como: a importância das formações para conselheiros escolares, os desafios de oferecer uma boa alimentação escolar, os monitores do Transporte Escolar, o impacto positivo do Programa mais Educação, os Projetos de Desenvolvimento da Aprendizagem, etc.

Os temas foram abordados e refletidos enquanto ações do município, fazendo-se a correlação de suas execuções com os recursos e transferências que são canalizados através dos Programas Federais.

Para o cursista, Professor José André da Silva Barbosa, “diante do contexto em que vivemos, o maior desafio que se apresenta não é somente a execução dos Programas, mas sim aproveitá-los da melhor forma possível e planejar ações dentro do espaço escolar onde se perceba benefícios que não fiquem restritos a aprendizagem dos/as estudantes, mas que estas sejam eficazes no sentido de intervir positivamente e possam fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam”.