Prefeita Pauline Pereira participou da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica

31.10.17

A Prefeita de Campo Alegre e presidente do CONISUL Pauline Pereira participou nesta segunda-feira 30, do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica, onde estão sendo debatidas estratégias para qualificar o programa de aquisição e distribuição de medicamentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Fórum realizado no Hotel Ritz em Maceió tem como objetivo discutir amplamente a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), buscando promover a reflexão sobre os seus principais avanços e desafios, especialmente no contexto da sua gestão e financiamento, sistemas de informação, programação e aquisição de medicamentos, informações sobre medicamentos e cuidado farmacêutico.

Na abertura do Fórum aconteceu o lançamento da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME 2018, pelo Ministro Ricardo Barros, acesso claro aos usuários, profissionais de saúde além de incremento na relação de medicamentos de uso oncológico, pediátrico, nutrição parental, e muitos outros.

Ricardo Barros, anunciou um investimento de R$ 3 milhões para a ampliação do parque tecnológico do Hospital do Açúcar. O ministro falou sobre a nova lista de medicamentos ofertados no SUS. Na próxima versão da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), foram reincluídos itens indicados para a assistência hospitalar e oncológica, que estava fora da relação desde 2010. Além disso, a lista trará a disponibilidade de medicamentos por níveis de atenção e cuidado.

"Este é um evento importante de troca de conhecimento das estratégias do Ministério da Saúde para as diversas frentes que envolvem a política nacional de assistência farmacêutica, além do lançamento da nova Relação Nacional de Medicamentos (Rename), que traz o retorno de itens oncológicos, ampliando o leque de medicamentos e aumentando a possibilidade de tratamento a nossa população", frisou Pauline Pereira.

O evento teve a presença do deputado federal Arthur Lira, do Secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde Marcos Fireman, do Secretário de Vigilância em Saúde Adeilson Cavalcante, da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas – COSEMS/AL Izabelle Pereira, do secretario de saúde de Maceió Thomaz Nôno, do Secretario de Saúde do Estado Christian Teixeira.

O fórum está sendo promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde (MS), o fórum tem a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Secretaria de Saúde de Maceió, Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL).