Ampliando suas ações CoopecMarca caminha a passos firmes rumo a muito mais conquistas

31.10.17

Durante o mês de outubro os membros da CoopecMarca participaram de diversão ações favoráveis ao seu fortalecimento e a expansão das atividades diárias. Logo no início do mês em um gesto de consciência socioambiental, a Industrial Porto Rico S.A. doou à instituição campo-alegrense mais de meia tonelada (650 Kg) de materiais plásticos e afins, que encorajou ainda mais a autoconfiança dos cooperados, que, desde então, têm tentado, através de ações focadas no contato direto com a população e com as relações interpessoais no âmbito profissional, sensibilizar outras empresas privadas a também contribuir com o desenvolvimento e sustentabilidade de algo que vem dando muito certo no município.

Atualmente graças a importante parceria firmada através de convênio com a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis, é referência em todo o estado de Alagoas, como sendo um dos mais atuantes e incentivadores desse seguimento que trata do futuro ambiental e dos resíduos sólidos do nosso país.

Algo bastante relevante, que demonstra a transição de interatividade entre a comunidade e a CoopecMarca, é que a classe estudantil, tanto da rede pública quanto da particular, inclusive, também da esfera universitária, como é o caso da graduando em engenharia civil, Letícia Maria dos S. Nascimento, tem visitado cada vez mais o prédio da cooperativa, questionando o coordenador Luiz Lorhans e a presidente Rosilene Tenório dos Santos sobre todo o processo de Coleta Seletiva, classificação e destinação final dos produtos, e essa troca de experiência tem proporcionado a ambos os lados ideias que vislumbram um futuro muito promissor para os membros da instituição e para o meio ambiente local. No final das contas, todos nós, cidadãos e cidadãs campo-alegrenses ganhamos, e muito, com toda essa mescla de ensinamentos e aprendizados sobre o trabalho com resíduos sólidos recicláveis.

Não bastasse nossa imensa gratidão ao município de Teotônio Vilela, por recebermos, de lá, através da Secretária Municipal de Educação, Noêmia Maria Barroso Pereira dos Santos, significativas doações de papel branco, fazendo valer a máxima de que: “É vendo e praticando que se aprende.”, no último dia 25, a fim de conhecer de perto a receita para o copioso sucesso da CoopecMarca, recebemos daquela cidade a ilustre visita do Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Edvaldo Varejão, que, sob o comando do prefeito Joãozinho Pereira, irá também coordenar os trabalhos da futura Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis daquela localidade.

A prova real de que a cooperativa de Campo Alegre está bem à frente das demais associações está nos números, que não param de crescer a cada semestre.

O acumulado anual já ultrapassa mais de 220 toneladas vendidas, proporcionando a cada cooperado uma renda média mensal de Oitocentos e Cinquenta Reais (R$ 850,00) + Cesta Básica de Alimentos.

E isso, segundo o próprio coordenador da cooperativa, só tende a melhorar, porque o distrito de Luziápolis, que receberá uma base de apoio da instituição, irá contribuir para tornar ainda mais robustos os trabalhos e os resultados financeiros e quantitativos da CoopecMarca.

Cada um tem feito a sua parte, e como cidadãos exemplares os senhores, Cláudio Costa e Everaldo Júnior, respectivos Secretários-adjuntos Municipais de Educação e de Infraestrutura, colaboram semanalmente com a Coleta Seletiva, doando em torno de 30 Kg de materiais recicláveis de suas residências e do setor de trabalho, e pedem aos vizinhos para que façam o mesmo.

E isso tem ocorrido de maneira gradativa porque, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Assistente Social, Tâmara Alves, as casas dos residenciais, Olival Tenório Costa (na sede), e João José (no distrito), foram visitadas numa muito bem sucedida campanha de conscientização ambiental.