Campo Alegre se destaca como referência no Seminário estadual das Academias da Saúde de Alagoas

11.11.17

Na última quarta-feira, 08 de Novembro, a Academia da Saúde de Campo Alegre apresentou suas experiências exitosas com a inclusão da Criança e das Pessoas com Deficiência em seus atendimentos. A apresentação ocorreu durante o seminário estadual da Academia da Saúde de Alagoas.

O evento teve como público alvo os profissionais de nível superior que atuam no Programa Academia da Saúde no âmbito estadual e contou com a presença de profissionais de Alagoas e Pernambuco, e da representante do Ministério da Saúde Danielle Keylla Alencar Cruz.

O Programa Academia da Saúde visa e para atingir esses objetivos são desenvolvidas atividades físicas e práticas corporais, orientação quanto à produção de cuidado e modos de vida saudáveis, promoção da alimentação saudável, práticas integrativas e educação em saúde. Essas iniciativas promovem a integração social e colabora com o reestabelecimento da qualidade de vida dos alunos.

Sob a coordenação do professor Pedro Temóteo, a Academia da Saúde vem desenvolvendo um trabalho de referência com desde 2014. Desde Fevereiro do corrente ano, ampliou seus atendimentos para o público infantil através de Práticas de Atividades Físicas e Esportivas: Capoeira e Jiu-Jitsu. Momento em que além de trabalhar as habilidades motoras e a consciência corporal, são trabalhados transmissão de valores e disciplina. O Professor Alan Madeiro tem atendido as crianças, duas vezes por semana tanto com a Capoeira quanto com o Jiu-Jitsu.

Quanto ao atendimento a Pessoa com Deficiência, podemos destacar as atividades da equipe de Paravôlei, realizadas pelos professores da Academia da Saúde: Alan Madeiro, Daniela Rolim, Fábio Vieira e Pedro Temóteo em parceria com a Associação de Deficientes Físicos de Campo Alegre (ADEFICAL).

Além dessas atividades os professores Fábio Vieira e Pedro Temóteo treinam a equipe municipal de Goalball, formada por adolescentes com baixa visão do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE). A equipe já foi premiada duas vezes este ano com medalhas de bronze, em duas competições estaduais: Os Jogos Paralímpicos Estaduais e o Campeonato Alagoano de Goalball.

A apresentação das experiências exitosas foi destaque no evento. A representante do Ministério da Saúde ficou tão satisfeita que solicitou autorização para incorporar as experiências da Academia da Saúde de Campo Alegre no Portal do Ministério da Saúde.