Prefeitura promoveu Seminário de Mobilização do Plano Municipal para a Infância e Adolescência

16.11.17

A Prefeitura de Campo Alegre promoveu nesta quinta-feira 16 de novembro o Seminário de Mobilização do Plano Municipal para a Infância e Adolescência – PMIA, marcando a 1ª etapa do processo de elaboração do mesmo. O encontro aconteceu no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, e contou com a participação de representantes das diversas pastas do município, vereadores, sociedade civil e Conselhos de Direitos e de controle social.

As etapas seguintes acontecerão até setembro de 2018, prazo final da fundação Abrinq para a sistematização do documento. A elaboração do Plano á uma das exigências do Programa Prefeito Amigo da Criança, no qual o município prioriza as políticas direcionadas à faixa etária de 0 a 17 anos.

“A construção desse plano vai discutir questões sensíveis referentes à criança e o adolescente”, disse a secretária de Assistência Social Isys Roberta. “Com essa iniciativa, nosso município avança, cada vez mais em termos de políticas públicas que promovem, garantem e protegem os direitos das nossas crianças e adolescentes”, completou.

Durante o seminário aconteceu à palestra com o consultor em treinamento e planejamentos de políticas para crianças e adolescentes Weliton Vasconcelos, que explanou sobre os métodos de formulação do PMIA, tomando como base os Planos já existentes no município.

Em seguida houve a apresentação da representante da Rede pela Primeira infância Mônica Gomes, como parceira estratégica e da assessora da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania Adjinã Martins, que apresentou a agenda de trabalho e metodologia que o município adotará para construção do Plano.

O seminário contou com uma bela apresentação Cultural do Ballet Municipal que fez a abertura e no encerramento teve a apresentação dos adolescentes do Serviço de convivência sobre os direitos das crianças e adolescentes garantidos por lei como saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, entre outros.

Ao final a Articuladora do Selo Unicef e Abrinq Sonnaly Gomes, fez os agradecimentos enfatizando a importância da presença de todos os atores da sociedade e do governo na construção do PMIA.

O PMIA ficará sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania, em parceria com o CMDCA, Secretarias de Educação, Saúde e da Mulher Juventude e Idoso e apoio da Rede Municipal pela Primeira Infância.