CEI Maria José realizou I Mostra Cultural em homenagem ao dia da Consciência Negra

18.11.17

Todo dia é dia de lembrar a igualdade entre os seres humanos e a singularidade de cada um, e em meio às comemorações do mês da Consciência Negra, é triste saber que muitas crianças ainda sofrem preconceito por conta de sua cor, cabelo e origem étnica.

Partindo desse pressuposto que o Centro de Educação Infantil - CEI Maria José Vieira da Costa, no Bairro Sebastião de Oliveira Gomes, realizou na manhã desta sexta-feira (17), a Primeira Mostra Cultural, no qual foram desenvolvidas uma série de atividades que fazem alusão ao dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

O Objetivo dessa ação foi sensibilizar as crianças, a comunidade e os profissionais da Instituição acerca das práticas e representações que configuram o racismo, apresentando as crianças atividades que possibilitam aproximá-las da riqueza cultural afro-brasileira, elevando a autoestima da criança negra e despertando na mesma o respeito por outras pessoas independentes da raça, estimulando o exercício da cidadania.

Durante as ações, as crianças do CEI tiveram a oportunidade de conhecer diversas atividades sobre cultura, hábitos alimentares, costumes, danças, crenças, conhecimento de instrumentos musicais e muitas outras coisas.

A culminância do projeto foi realizada através de exposição de trabalhos produzidos pelas crianças, exposição de comidas típicas, dramatização das histórias: Menina Bonita do Laço de Fita, Os Cabelos de Lelê e Minha mãe é negra sim.

Além disso, houve ainda uma apresentação artística musical com a música de Pérola Negra, da Cantora Daniela Mercury, no momento do jogo de Capoeira e um belo desfile das educadoras e crianças negras da instituição.

Para a equipe gestora composta pelas professoras Sônia Maria, Adriana Martins e Jacklyn Smith é de fundamental importância o reconhecimento, a valorização, o respeito, a interação das crianças com as culturas africanas e afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e a discriminação e a Instituição de Ensino deve contribuir para tal.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião; para odiar, as pessoas precisam aprender; e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. (Nelson Mandela).