SEMED realiza monitoramento nas turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA

24.11.17

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino amparada por lei e destinada às pessoas que, por algum motivo, não tiveram acesso ao ensino regular na idade apropriada. A EJA tem o intuito de corrigir questões sociais como exclusão e exploração, bem como outras situações que gerem consequências maiores, como a perigosa marginalização.

Por isso, a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, por meio do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos – EJA, tem realizado visitas de monitoramento nas turmas de EJA, buscando avaliar a satisfação e desempenho dos alunos durante o ano letivo de 2017 e as perspectivas apresentadas para o ano de 2018 com a implantação de períodos semestrais a partir da II Etapa.

O monitoramento teve início no dia 14 de novembro, com a turma de idosas, que funciona no LEA – Laboratório de Ensino Aprendizagem, no turno vespertino e hoje (23), o monitoramento ocorreu nas turmas das Escolas Elita Tenório e Rui Palmeira. Na próxima semana, serão monitoradas as demais turmas.

Sabe-se que a EJA possui uma característica de evasão escolar durante o ano letivo, sobretudo no II semestre, com o fim do ciclo de moagem da cana, o que leva muitos alunos a migrarem para outros estados para trabalharem e quando do seu retorno, retomam a mesma etapa sem nenhum avanço.

Com a implantação dos períodos, acredita-se que haverá uma redução significativa nos índices de evasão; uma vez que após os 100 dias letivos, o aluno terá o período concluído. Mesmo que não retorne no II semestre, quando for retomar os estudos, será matriculado no período seguinte. Essa expectativa está sendo muito esperada pelos alunos que estão sentindo-se mais motivados para continuarem seus estudos.

Durante o ano em curso, foram desenvolvidas na EJA, ações contínuas nas áreas de saúde e esporte, envolvendo palestras sobre:
Cuidados com a saúde, Qualidade de vida, Alimentação saudável, Aulas de zumba, Ginástica Laboral.

O papel do professor é destacar a curiosidade, indagar a realidade, problematizar, ou seja, transformar os obstáculos em dados de reflexão para entender os processos educativos, que, como qualquer faceta do social, estão relacionados com seu tempo, sua história e seu espaço.

“A gestão da Prefeita Pauline Pereira vem, ao longo dos anos, investindo continuamente na educação e tem tido um olhar especial para a EJA, pois entende que o poder público precisa investir e dar oportunidade a estas pessoas que por algum motivo não puderam dar continuidade aos estudos, tornando possível a implementação de diversas ações desenvolvidas ao longo ano, com o objetivo de motivar e incentivar os nossos alunos e já conseguimos perceber o avanço deles”, declarou a coordenadora do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos da SEMED, Professora Irisdelma Gomes.