Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre recebeu prêmio a nível nacional

30.11.17

Desde que foi instituído em 28 de dezembro de 2010, o Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre – CMECA/AL tem se destacado por seu desempenho e compromisso. E nesta terça-feira (28), recebeu o Prêmio Nacional Vilmar Rosa de Mendonça, que contemplou as melhores experiências de Conselhos do Brasil, por entender a importância de premiar a quem realmente faz a diferença.

A cerimônia de premiação ocorreu no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, em Ilhéus, durante no 27º Encontro Nacional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), um dos maiores eventos de educação do Brasil, que teve início na segunda-feira (27) e encerrará na quarta (29).

O encontro reuniu em aproximadamente 1.500 conselheiros/as para debaterem acerca do Sistema Nacional de Educação (SNE), a Gestão Democrática da Educação e o papel dos Conselhos Municipais de Educação. Além disso, foi abordada a iniciativa global “100 Milhões por 100 Milhões contra o trabalho infantil”, que visa mobilizar 100 milhões de pessoas, estimulando especialmente os jovens, para lutar pelos direitos de 100 milhões de crianças que vivem na extrema pobreza, sem acesso à saúde, educação e alimentação, em situação de trabalho infantil e completa insegurança.

O Prêmio Vilmar Rosa de Mendonça é concedido com base nas Experiências Exitosas dos Conselhos Municipais de Educação e o CMECA-AL conquistou o 3º lugar do prêmio, na categoria II – Exercício da função normativa e estruturação do Sistema Municipal de Ensino – regulamentação complementar e inovações.

O Prêmio, de iniciativa da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - UNCME visa identificar, divulgar e reconhecer experiências exitosas dos Conselhos Municipais de Educação do Brasil, no exercício das suas funções, tendo em vista contribuírem para a garantia do direito à educação.

Na oportunidade, estiveram presentes instituições nacionais ligadas ao Ministério da Educação (MEC); o Conselho Nacional de Educação (CNE); a Secretaria da Educação do Estado da Bahia; o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME); a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro; além da secretaria municipal de Educação, Eliane Oliveira e do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.

Na premiação que ocorreu no 27º Encontro Nacional da UNCME o Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre foi representado pelo membro do CMECA Professor Lucas Rinaldo que também é Diretor de Gestão do Sistema de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.

“Receber este prêmio é uma grande satisfação e orgulho, no que diz respeito ao reconhecimento e indicação de que o CMECA-AL está no caminho certo, no sentido de contribuir com o seu Sistema Municipal de Ensino – SME, acerca dos atos normativos, e consequentemente, com a Educação municipal” destacou Lucas Rinaldo.

Sobre o Prêmio

O prêmio nacional recebe o nome de Vilmar Rosa de Mendonça, em homenagem póstuma ao Conselheiro Vilmar Rosa de Mendonça, do município de Cacoal e coordenador estadual da UNCME no estado de Rondônia. Mendonça faleceu em agosto de 2016, em pleno exercício do mandato, trabalhando para o fortalecimento  dos Conselhos Municipais de Educação na região Norte do Brasil. O Conselheiro era um dos principais entusiastas da ideia de premiar as experiências exitosas dos Conselhos de Educação do Brasil.