Programa de Complementação Alimentar vai beneficiar mais de 400 gestantes de Campo Alegre

01.12.17

Na manhã desta sexta-feira 01 de Dezembro, a Prefeita Pauline Pereira e o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, fizeram o lançamento do Programa de Cestas Nutricionais Básicas que contemplará 405 gestantes do município de Campo Alegre. O lançamento do programa aconteceu na Quadra Poliesportiva João Dantas Barbosa com a participação das gestantes e autoridades locais.

O fornecimento das cestas acontece por meio do Programa Estadual de Complementação Alimentar e Nutricional para Gestantes, Nutrizes e Crianças em Situação de Vulnerabilidade Social e Alimentar. Por mês, são distribuídas 25 mil cestas em Alagoas.

"Esse projeto atende as mulheres de zero a nove meses de gestação e as nutrizes que estejam amamentando seus filhos de zero a seis meses”, destacou o secretário Fernando Pereira.

De uma só vez as gestantes serão beneficiadas com duas cestas correspondentes aos meses de Outubro e novembro. “O município já recebeu as cestas de outubro e novembro, decidimos entregar as duas cestas de uma só vez e deixar as pessoas guardarem as cestas em suas casas. Em dezembro, entregaremos as cestas de dezembro, garantindo uma alimentação digna para nossas gestantes e família nesse final de ano”, destacou a Prefeita Pauline Pereira.

A futura mamãe, Maria Conceição, do município de Campo Alegre, foi uma das contempladas com o programa. Ela recebeu das mãos do secretario Fernando Pereira e da prefeita Pauline Pereira, duas cestas, referentes aos meses de outubro e novembro.

“Receber duas cestas é felicidade em dobro para mim e para minha família. Também fiquei sabendo hoje que a cesta de dezembro chega até o dia 15. Nosso natal será ainda melhor este ano. Agora também poderei usar o beneficio do Bolsa Família para comprar outras coisas que serão boas para o meu bebê, como o enxoval”, disse a gestante.

As cestas nutricionais são certificadas pelo Inmetro e compostas por 14 itens essenciais para combater a desnutrição de gestantes e recém-nascidos, entre eles, aveia, proteína, cálcio e ferro. Os recursos destinados à aquisição das cestas são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

O lançamento do programa contou ainda com a participação do superintendente de segurança alimentar Leonardo Monteiro, de vereadores, secretários municipais, profissionais da assistência Social e pessoas da sociedade.

O evento contou ainda com a participação do Grupo de flauta e violão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da apresentação do Balé Municipal e exposição de peças confeccionadas pelas mulheres da Associação para o Bem Estar Social e Cultural de Campo Alegre – ABESC.