Conselho Municipal dos direitos da Mulher realizou seminário pelo Fim da violência contra a mulher

Nesta terça-feira 05 de dezembro de 2017 foi realizado o “I Seminário Campo Alegre pelo fim da violência contra a mulher”. O evento teve como objetivo discutir as politicas públicas referente às mulheres dentro dos diversos espaços. O evento foi realizado no Centro Social de Campo Alegre CESCA, e reuniu representações de vários segmentos do município, ondeforam ofertados 100 vagas para a sociedade civil com uma certificação de 04 horas para os participantes.

O seminário trouxe questionamentos no sentido de mostrar que a sociedade ainda acha que o melhor jeito de resolver um conflito é a violência e que os homens são mais fortes e superiores às mulheres. Embora muitas vezes o álcool, drogas ilegais e ciúmes sejam apontados como fatores que desencadeiam a violência contra a mulher.

Durante o seminário aconteceram algumas palestra como: “O desafio de ser mulher e negra no Brasil” com a renomada professora Vanda Menezes, “A Lei Maria da Penha e seus avanços”, com a advogada Daniely Godoy, “A saúde da Mulher” com a enfermeira Jucileide e uma explanação sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher com a professora Kawanny Ferreira.

O evento faz parte da programação dos 16 dias de ativismo pelo Fim da violência contra a mulher que é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados no enfrentamento a violência contra a mulher.

Para a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) Professora Kawanny Ferreira, o enfrentamento da violência contra as mulheres é uma tarefa que necessariamente precisa envolver diversos setores governamentais e da sociedade com estratégias e ações articuladas, de tal forma, que resultem não só em denúncias ou medidas punitivas aos agressores, mas, também em transformações que propiciem mudanças de comportamentos machistas legitimados em uma sociedade ainda patriarcal e que sustenta as desigualdades de gênero, que são a causa principal da violência.

Um dos momentos marcantes do evento foi logo na abertura, quando grupos de alunos da Escola Municipal Pedro de Oliveira e da Escola Municipal Hildebrando Guimarães apresentaram duas encenações sobre a violência contra a mulher. O momento emocionou a todos os presentes no evento.