E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Gincana em parceria com Sefaz garantiu 800 adesões à campanha da Nota Fiscal Cidadã

Gincana em parceria com Sefaz garantiu 800 adesões à campanha da Nota Fiscal Cidadã

20.12.17

Mais de 900 alunos da rede pública cumpriram a meta da gincana solidária

Durante dois meses, aproximadamente, o município de Campo Alegre vibrou com a missão que foi dada aos mais de 900 alunos da Escola Estadual Dom Constantino Luers. Os estudantes estiveram empenhados em cumprir a meta de uma gincana solidária: cadastrar mais de 800 pessoas na campanha da Nota Fiscal Cidadã, promovida pela Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz), em parceria com a Prefeitura municipal.

A atividade, encerrada na manhã desta terça-feira (19), aconteceu de forma dinâmica. Integrantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se dividiram em 10 grupos de cerca de 40 alunos e percorram a cidade em busca de vencer a competição com o maior número de cadastros.

O desafio, que seguiu regulamento e cronograma, não parou por aí. O intuito era conseguir convencer os consumidores a adotarem ainda uma das instituições sociais do município, a comunidade dos Gênesis ou o Instituto Céu Aberto.

Por visar à solidariedade e disseminar a cidadania, ações como esta estão sendo cada vez mais procuradas. É o que conta a gerente do Programa de Educação Fiscal, Glácia Tavares:

“É uma iniciativa que tanto beneficia as instituições de ensino como também os projetos sociais. Do ponto de vista educacional, os alunos aprendem sobre educação fiscal e solidariedade e os projetos ganham um maior número de compartilhamento, o que aumenta as chances de ganhar nos sorteios”, avalia.

As cinco turmas que mais acumularam cadastros válidos no sistema ganharam troféus e medalhas e o grupo que ficou em primeiro lugar viajará com todas as despesas pagas para a Fazenda Fiore, em Sonho Verde. O passeio foi patrocinado pela Prefeitura de Campo Alegre. Além disso, a Educação Fiscal sorteou brindes como itens de vestuário e três karaokês, provenientes de mercadorias apreendidas pelo Fisco Alagoano.

Segundo o coordenador pedagógico do Programa de Educação Fiscal da Sefaz/AL, Yuri Miranda, os resultados do projeto já estão sendo colhidos: “A atual gestão de Campo Alegre se comprometeu em institucionalizar a Educação Fiscal no município, o que possibilita desenvolver melhor as atividades do programa”, revela, acrescentando que, em breve, outras cidades contarão com ações semelhantes.

A diretora-geral da Escola Estadual Dom Constantino Luers, Maria Aparecida, conta que o objetivo da gincana dialoga diretamente com o que é pregado dentro das salas de aula. “Uma ação como essa desperta em nossos pequenos a vontade de estar envolvido com trabalhos voluntários. A gincana é sobre olhar para o próximo. Isso é muito valioso”.

A iniciativa também acabou angariando participantes dentro da própria instituição de ensino. “Eu não conhecia a NFC, mas, a partir de agora, não vou parar de pedir o CPF na nota. Fiz o meu cadastro e estou focado na tarefa de trazer mais pessoas para o programa”, revela o estudante do terceiro ano, José Darlan, de 17 anos.

Notícias relacionadas

Gincana em parceria com Sefaz garantiu 800 adesões à campanha da Nota Fiscal Cidadã 20.12.17 Representantes de Campo Alegre participaram do Encontro dos municípios com desenvolvimento local 14.12.17 Município de Campo Alegre voltou a oferecer o serviço de emissão de Carteira de Trabalho 25.11.17 Representantes de Campo Alegre participaram da Feira do empreendedor 2017 25.10.17 Programa de Educação Fiscal expande atividades no município de Campo Alegre 19.10.17 Secretários de quatro municípios articulam ações do Fórum estadual de desenvolvimento econômico 17.10.17 Secretaria de Indústria e comércio promove reunião para debater educação fiscal 13.10.17 Secretário da Junta Militar participou de reunião sobre a metodologia de trabalho para o ano de 2018 09.10.17 Unidade do Juceal Express de Campo Alegre voltou a funcionar nesta Segunda-feira 02.10.17 Empreendedores de Campo Alegre participam da Oficina Sebrae de Empreendedorismo 15.08.17 Secretário Francisco Joaquim participou da posse dos chefes das Juntas Militares 14.08.17 Oficina Sebrae de Empreendedorismo será realizada em Campo Alegre na próxima semana 09.08.17 Secretaria de Indústria e Comércio e Sebrae realizaram encontro sobre compras governamentais 21.06.17 Técnicos da Vigilância Sanitária de Campo Alegre participam do Encontro Estadual 13.06.17 Secretário de Indústria e Comércio de Campo Alegre participou de encontro em Brasília 02.05.17 Município de Campo Alegre voltou a oferecer o serviço de emissão de Carteira de Trabalho 19.04.17 Prefeitura realiza entrega de certificados para alunos de 10 cursos realizados em parceria com SENAI 01.04.17 Prefeita Pauline Pereira assinou termo que visa estimular o empreendedorismo em Campo Alegre 27.03.17 Técnicas de Campo Alegre participaram de uma capacitação em Maceió promovida pela GVISA 18.03.17 Agente de Desenvolvimento de Campo Alegre participa de capacitação promovida pela Desenvolve 16.03.17