E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Prefeita Pauline Pereira participou de reunião sobre o financiamento da educação

Prefeita Pauline Pereira participou de reunião sobre o financiamento da educação

16.01.18

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira participou nesta segunda-feira 15, de uma reunião realizada na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) que iniciou o ano discutindo o financiamento da educação com a União dos Dirigentes da Educação em Alagoas, a rede PCR, técnicos, prefeitos e secretários municipais da pasta.

Com aumento de 6,81% do piso do Magistério para 2018, os prefeitos começam o ano preocupados com a escassez de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Professores de Educação.

Para orientar e traçar soluções em conjunto, a grande orientação do técnico da AMA em Educação, Luiz Geraldo, é projetar custos e reestruturar os Planos de Cargos e Carreiras (PCC).

“A educação tem sufocado o orçamento dos municípios. Muitos deles destinam 100% do Fundeb para a folha de pagamento. Professor é e sempre será o pilar, mas o aluno é o principal foco da educação”, afirmou o presidente da AMA, Hugo Wanderley. “Num futuro próximo podemos ter um colapso e não conseguir pagar nem a folha, a exemplo do que já vem acontecendo com outras cidades brasileira”, acrescentou o vice-presidente, Joaquim Beltrão.

O aumento salarial precisa ser analisado para não haver uma prática de improbidades e até uma diminuição da qualidade da educação no estado. Para o presidente da Undime, Marcelo Beltrão, é necessário reservar uma porcentagem do Fundeb para o fortalecimento da alfabetização. “O professor é o principal agente para a melhoria da alfabetização, mas é fazer outros investimentos. O ideal é que seja gasto entre 80 e 85% do Fundo com o piso e cerca de 15% apenas para investimentos”, afirmou Beltrão.

Com o reajuste, o valor do piso do magistério para 40h passa a ser de R$2.455,35. De 2010 a 2018, o salário dos professores teve um acréscimo de 135%, enquanto a inflação acumulada pelo IPC-A até 2017 foi de 63,48%. Uma diferença que dificulta a gestão municipal e acende o sinal vermelho para os prefeitos. “Com ajuda técnica fizemos uma comissão da nossa educação, tivemos ajuda do Estado, chegamos aos números e posteriormente um técnico da AMA fez um novo plano”, declarou a prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida, que já conseguiu reestruturar seu PCC de acordo com o novo Piso.

Por sugestão do presidente Hugo Wanderley, até o carnaval, cada prefeito vai fazer um diagnóstico da situação municipal para descobrir quais são os pontos de estrangulamento. Após isso, a AMA e a Rede de Assistência Técnica para Elaboração ou Adequação dos Planos de Carreira e Remuneração (Rede PCR) vão se reunir para oferecer um encontro técnico individualizada para cada município. “Não existe um plano único para todos; é preciso criar de acordo com a realidade de cada local”, afirmou Luiz Geraldo.

“A discussão precisa ser feita em todos os municípios e os professores integrados nesse projeto, porque não existe qualidade no ensino sem a participação de todos”, finalizou o presidente da Undime, Marcelo Beltrão.

Notícias relacionadas

Secretaria de educação desenvolverá o projeto Luz do saber em parceria com a Eletrobrás 22.02.18 Secretarias de Educação e Indústria e comércio discutem ações articuladas para 2018 21.02.18 SEMED realiza formação para professores da educação de jovens e adultos – EJA 20.02.18 Crianças do Centro de Educação Infantil Maria José participaram do Bloco mirim “Mamãe eu quero” 14.02.18 Projeto Construindo uma Cultura de paz intensifica ações em Luziápolis 14.02.18 SEMED realiza semana pedagógica para as equipes gestoras da rede municipal de ensino 30.01.18 Secretarias traçam estratégias para busca ativa de crianças e jovens que estão fora da escola 25.01.18 SEMED premia alunos vencedores da maratona de aprendizagem e alunos destaques no simulado de 2017 24.01.18 Estudantes de Campo Alegre participam de atividades educativas e recreativas na Colônia de Férias 22.01.18 SEMED realiza semana pedagógica para iniciar ano letivo nas instituições de educação infantil 19.01.18 Prefeita Pauline Pereira participou de reunião sobre o financiamento da educação 16.01.18 Secretaria de educação de Campo Alegre realiza abertura oficial da colônia de férias 09.01.18 Alunos da rede municipal de ensino de Campo Alegre são aprovados no IFAL 09.01.18 Crianças dos CEIs de Luziápolis ganham brinquedos na Campanha Faça uma Criança Feliz 21.12.17 CMAEE realiza projeto mais que brincar durante o mês de dezembro 21.12.17 Secretária Graciene Alencar realiza palestra em encontro regional de educação 21.12.17 Professor de Campo Alegre recebe o prêmio Medalha Escola 10 14.12.17 Técnicos da SEMED apresentam plataforma busca ativa escolar para secretarias de saúde e assistência 14.12.17 Escola Monsenhor Hildebrando realizou mais uma edição do Natal da partilha 11.12.17 Retrospectiva marca o encerramento do ano letivo no CEI Professora Cicera Marinho de Melo 06.12.17