Campo Alegre realizou a Pré-Conferencia Municipal de Cultura

02.08.13

O dia 02 de agosto de 2013 passou a ser um marco na cultura de Campo Alegre, onde artistas, produtores culturais e demais representantes da Sociedade Civil e do Poder Público, se reuniram no auditório da Escola Zenóbia Ferreira para a realização da Pré-Conferencia Municipal de Cultura do Município. A Prefeitura através da Secretaria de Cultura, Comunicação, Evento e Promoção ao Turismo, realizou o encontro, como preparação para a Conferência Intermunicipal de Cultura que acontecerá no próximo dia 06 de agosto em Teotônio Vilela com a participação de Campo Alegre, Junqueiro além do município sede Teotônio Vilela.

A pré-conferencia contou com a participação de representantes de várias raízes culturais do município, como o guerreiro, a capoeira, o grupo de baianas, grupos de dança, o teatro, músicos, artistas plásticos, entre outros produtores culturais.

Sociedade Civil e Poder Público e os artistas e ou representantes de alguns grupos puderam debater a cultura local já dentro da abordagem do tema central da III Conferência Nacional de Cultura, que tem como tema: Uma política de Estado para a Cultura, Desafios do sistema Nacional de Cultura.

O evento contou a palestra do professor agente de cultura Fernandes Palmeira que fez uma abordagem geral sobre o tema central ad Conferência, apresentando vários caminhos para o desenvolvimento da cultura de Campo Alegre e a nível nacional.
A professora Eluzenita Chagas – Tia Lu, fez uma explanação sobre as riquezas culturais do município, passando por suas raízes até os dias atuais.

“Esse foi o nosso primeiro contato com o tema proposto da Conferência Nacional, por isso, convidamos todos os artistas, gestores, produtores e a comunidade em geral para nos auxiliar na construção de propostas que ajudem no fortalecimento da cultura local”, afirmou o secretário de Cultura Carlos Olodum. “O objetivo principal é ouvir as criticas e sugestões e o que precisamos desenvolver, sempre buscando o desenvolvimento cultural”, acrescentou o secretário.

A continuidade do debate acontecerá na Conferência Intermunicipal dentro dos quatro eixos temáticos da Conferência. Os eixos temáticos escolhidos para este ano são Implantação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; Cultura e Desenvolvimento.