Campo Alegre participou da Conferência Intermunicipal de Cultura

07.08.13

Foi realizada neste terça-feira 06 de agosto, a Conferencia Intermunicipal de Cultura com o tema: “. O evento aconteceu no Centro De Educação Infantil Vovó Zirlene em Teotônio Vilela e reuniu representantes além do município sede, os município vizinhos Campo Alegre e Junqueiro.

Representantes da Sociedade Civil, área governamental e os artistas e ou representantes de alguns grupos culturais dos três municípios puderam proporcionar um amplo debate sobre a nossa cultura dentro da abordagem dentro do tema central da III Conferência Nacional de Cultura, que tem como tema: Uma política de Estado para a Cultura, Desafios do sistema Nacional de Cultura.

O secretário adjunto da cultura do Estado de Alagoas, Álvaro Otacílio Vasconcelos, destacou em sua fala durante a abertura do evento, “A realização das conferências é uma importante etapa no processo de construção democrática de uma política pública de cultura para os municípios e tem como princípio norteador a construção coletiva em articulação com artistas, agentes, gestores e produtores culturais, professores e estudiosos da cultura, empresários e organismos culturais em todo o estado”.

O evento contou com a palestra da agente de cultura do Ministério da Cultural Tais Matos, que palestrou dentro do tema central do tema da III Conferencia Nacional de Cultura. A palestrante destacou a importância da implantação do CPF da Cultura nos municípios, que corresponde ao Conselho de Cultura, Plano e Fundo, para que os municípios possam desenvolver seus sistemas municipais de cultura e participar de programas federais junto ao Ministério da Cultura.

A Conferência Intermunicipal foi dividida em quatro eixos temáticos: Implantação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; Cultura e Desenvolvimento.

Durante os debates em grupos nos respectivos eixos temáticos foram formuladas várias propostas, que posteriormente foram escolhidas em votação pela plenária para IV Conferência Estadual de cultura que acontecerá nos dias, 29 e 30 de agosto. A IV Conferência Estadual de Cultura será um espaço destinado ao encontro entre governo e sociedade civil com o objetivo de promover um debate sobre as políticas públicas de cultura a serem desenvolvidas nos próximos anos.

No final da conferência também foram eleitos os delegados que irão representar os três municípios na etapa estadual.

Grupos culturais dos três municípios se apresentaram durante a abertura do evento.