E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Campo Alegre participou da IV Conferencia estadual de Cultura em Maceió

Campo Alegre participou da IV Conferencia estadual de Cultura em Maceió

02.09.13

A IV Conferência Estadual de Cultura foi realizada nos dias 29 e 30 de agosto, quinta-feira e sexta-feira no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso em Maceió. O evento reuniu 180 delegados, de mais de 30 municípios alagoanos que discutirão propostas voltadas ao setor em Alagoas.

Para a realização da IV Conferência, foram promovidas etapas municipais, com um caráter de mobilização, onde houve a elaboração de propostas e eleição de delegados para o evento estadual.

A Conferência Estadual teve como tema central “Uma Política de Estado para a Cultura”, onde foi elaborada a minuta do Sistema Estadual de Cultura, propostas estratégicas para a implantação dos Sistemas Estadual e Municipal do setor e formas de acompanhamento e avaliação do Plano Estadual de Cultura.

O município de Campo Alegre esteve presente no evento, com a participação de 05 delegados, representantes da área governamental e sociedade civil. Campo Alegre participará da etapa nacional representado pelo professor Antônio Máximo.

O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas presidiu a abertura do evento, que contou com a participação do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Américo Córdula, do presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Judson Cabral.

Marco legal

Durante a conferência, foi assinado o Decreto nº 27.736 que institui o Plano Estadual de Cultura e cria o Sistema Estadual de Indicadores Culturais. O documento foi assinado pelo secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, e pelo o secretário de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula.

O representante do MinC ressaltou a importância da instituição do marco legal para o desenvolvimento das políticas públicas voltadas à cultura em Alagoas. “Alagoas é um dos poucos estados que possuem o Plano estadual de Cultura, a criação desse marco legal será um instrumento de grande importância para nortear as ações para a cultura no Estado e promover políticas eficientes e demais estados do país”, salientou.

Na ocasião também foi assinado o Termo de Adesão ao Sistema Nacional de Cultura, o qual Alagoas já estava inserido e com a assinatura formaliza oficialmente sua inscrição.

Notícias relacionadas

Shows musicais e shows pirotécnicos marcaram o réveillon 2018 em Campo Alegre 02.01.18 Ballet Municipal emociona com Espetáculo Um Encanto de Natal 28.12.17 Cesar Salles e DJ Bambu e Farra Mix são as atrações do Réveillon de Campo Alegre 22.12.17 Bandas Fanfarras de Campo Alegre e Luziápolis abrilhantaram a festa de 31 anos de Teotônio Vilela 10.12.17 Campo Alegre realizará a V EXPOAFRO no encerramento da Semana da Consciência Negra 23.11.17 Cultura: Grupos culturais das escolas deram show na X edição da Mostra Arte Cultural 09.09.17 X edição da Mostra Arte Cultural acontecerá nesta sexta-feira 08 de setembro 05.09.17 Banda Fanfarra de Campo Alegre abrilhantou desfile de Emancipação Política de Belém 24.08.17 Campo Alegre entra no Mapa do Turismo Brasileiro que será oficialmente divulgado em Setembro 24.07.17 Alunas do Balé Municipal de Campo Alegre participaram de aula inaugural e recebem kits 22.07.17 Bandas fanfarras de Campo Alegre e Luziápolis deram show nas comemorações pelos 70 anos de Junqueiro 10.07.17 Prefeitura de Campo Alegre incentiva festejos juninos das Instituições do município 17.06.17 Comunidade celebra mais uma edição da tradicional solenidade de Corpus Christi 15.06.17 Mais de 15 mil pessoas participaram dos shows de Pablo, Parangolé e Gabriel Diniz 09.06.17 Prefeitura realizou seleção de meninos e meninas para formação do Balé Municipal 24.05.17 Show de talento e musicalidade: Orquestra Emeriato Pereira se apresenta em Traipu 18.05.17 Show de prêmios marca as comemorações ao Dia das Mães em Campo Alegre e Luziápolis 13.05.17 Confira a programação oficial de shows das festividades pelos 57 anos emancipação política 08.05.17 Banda Fanfarra de Campo Alegre abrilhantou desfile de Emancipação Política de Craíbas 25.04.17 Gestores participaram de encontro para debater inclusão do município no Mapa do turismo Nacional 04.04.17