E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Secretaria de agricultura realiza Campanha de Prevenção, Controle e Erradicação de Zoonoses

Secretaria de agricultura realiza Campanha de Prevenção, Controle e Erradicação de Zoonoses

17.09.13

Ocorreu na tarde da última sexta-feira, 13 de setembro 2013, na sala de reuniões da Câmara Municipal, um importantíssimo debate sobre as ações de prevenção, controle e erradicação das zoonoses como o Calazar (Leishmaniose Visceral), a Leptospirose e a Raiva, provocadas por animais domésticos, sobretudo, cães e gatos vadios, que podem ser transmitidas ao ser humano podendo ser, inclusive, em determinados casos, letais.

Participaram da discussão, os vereadores José Correia Araújo, Alan Gomes, G. Correia, Jeane Nascimento, Kellyn Rafaela e Rejane Santos. Estiveram também presentes no encontro, representando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o veterinário municipal Dr. Hedivardo Otoni, e os técnicos em agropecuária: Luiz Lorhans e Edson Braz; o Secretário da Indústria e Comércio Francisco Joaquim da Silva, os Sanitaristas Josefa Santos e Newton Fernando, e o Coordenador de Endemias, Sr. George Domingos.

O que motivou a assembleia realizada em caráter de urgência foram, além da preocupação com o bem-estar da saúde das pessoas e dos bichos de estimação, o número absurdo de cães vadios nas vias públicas da cidade, sítios e povoados circunvizinhos. Fato este que, dentre outros aspectos, coloca a população sob o risco iminente das moléstias anteriormente citadas. A criação de uma ONG para o permanente cuidado desses animais foi cogitada, assim como o cadastro geral dos criadores particulares e novas leis que possibilitem a orientação, reeducação e punição para os responsáveis que permitam o tráfego livre de seus bichos, ocasionando sujeira de excrementos nas ruas e sobre as calçadas.

Naquela ocasião foi agendada uma reunião com a prefeita do município de Arapiraca, Célia Rocha, e com seu secretário de saúde, Dr. Ubiratan Pedrosa, a realizar-se na próxima quarta-feira, 18, a fim de que sejam empenhados esforços conjuntos para a renovação do convênio com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Posteriormente a isso, diante do resultado, ficou acordado novo plenário às 14:00 hs da próxima quinta-feira 19, na mesma sala de reuniões da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Alegre.

Notícias relacionadas

Secretaria de Agricultura realizou mais uma ação de vacinação assistida contra a AFTOSA 29.11.17 Prefeitura de Campo Alegre prepara fechamento do Lixão do município 08.11.17 Municípios do Conisul pactuam cronograma para encerramento dos lixões da Região Sul 07.11.17 Ampliando suas ações CoopecMarca caminha a passos firmes rumo a muito mais conquistas 31.10.17 CoopecMarca leva ações de conscientização sobre a coleta seletiva para a comunidade 26.09.17 Agricultura: Produtores participaram de mais um Dia de Campo sobre colheita da soja em Campo Alegre 20.09.17 Municípios consorciados do Conisul debateram parceria para tratamento dos resíduos sólidos urbanos 15.09.17 Atuação da CoopecMarca cresce em reconhecimento e referência no trabalho de coleta seletiva 31.08.17 CoopecMarca registra crescimento e se consolidada como referência no serviço de reciclagem 19.07.17 Agricultores de Campo Alegre comemoram o sucesso da terceira colheita do feijão do Barriga Cheia 12.07.17 Secretaria de agricultura realizou dia de vacinação assistida contra Aftosa 27.05.17 Assentamentos em Campo Alegre recebem sementes do governo de Alagoas 17.05.17 Cooperativa dos catadores de materiais recicláveis de Campo Alegre recebeu bicicletas coletoras 03.05.17 Famílias recebem sementes para iniciar plantio do Programa Barriga Cheia 10.04.17 Na Casal autoridades debatem sobre a preservação ambiental do Rio Manimbú 31.03.17 Reunião na sede da Casal discute medidas emergenciais para o abastecimento de água em Campo Alegre 27.03.17 Em parceria com o estado e usinas Prefeitura lança 3ª edição do programa Barriga Cheia 25.03.17 Prefeitura de Campo Alegre comemora o Dia Mundial da água com realização de atividades 22.03.17 Campo Alegre têm situação de emergência reconhecida pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil 19.03.17 Produtores rurais de Campo Alegre comemoram sucesso da primeira feira da agricultura familiar 02.02.17