Secretaria de agricultura realiza Campanha de Prevenção, Controle e Erradicação de Zoonoses

17.09.13

Ocorreu na tarde da última sexta-feira, 13 de setembro 2013, na sala de reuniões da Câmara Municipal, um importantíssimo debate sobre as ações de prevenção, controle e erradicação das zoonoses como o Calazar (Leishmaniose Visceral), a Leptospirose e a Raiva, provocadas por animais domésticos, sobretudo, cães e gatos vadios, que podem ser transmitidas ao ser humano podendo ser, inclusive, em determinados casos, letais.

Participaram da discussão, os vereadores José Correia Araújo, Alan Gomes, G. Correia, Jeane Nascimento, Kellyn Rafaela e Rejane Santos. Estiveram também presentes no encontro, representando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o veterinário municipal Dr. Hedivardo Otoni, e os técnicos em agropecuária: Luiz Lorhans e Edson Braz; o Secretário da Indústria e Comércio Francisco Joaquim da Silva, os Sanitaristas Josefa Santos e Newton Fernando, e o Coordenador de Endemias, Sr. George Domingos.

O que motivou a assembleia realizada em caráter de urgência foram, além da preocupação com o bem-estar da saúde das pessoas e dos bichos de estimação, o número absurdo de cães vadios nas vias públicas da cidade, sítios e povoados circunvizinhos. Fato este que, dentre outros aspectos, coloca a população sob o risco iminente das moléstias anteriormente citadas. A criação de uma ONG para o permanente cuidado desses animais foi cogitada, assim como o cadastro geral dos criadores particulares e novas leis que possibilitem a orientação, reeducação e punição para os responsáveis que permitam o tráfego livre de seus bichos, ocasionando sujeira de excrementos nas ruas e sobre as calçadas.

Naquela ocasião foi agendada uma reunião com a prefeita do município de Arapiraca, Célia Rocha, e com seu secretário de saúde, Dr. Ubiratan Pedrosa, a realizar-se na próxima quarta-feira, 18, a fim de que sejam empenhados esforços conjuntos para a renovação do convênio com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Posteriormente a isso, diante do resultado, ficou acordado novo plenário às 14:00 hs da próxima quinta-feira 19, na mesma sala de reuniões da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Alegre.