Prefeita de Campo Alegre participa do lançamento do Programa Amigo Trabalhador

07.12.13

O sonho de milhares de alagoanos se concretizou na manhã desta sexta-feira (6) com o lançamento do programa estadual Amigo Trabalhador, que está sendo executado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) em parceria com mais onze secretarias e órgãos de Estado e com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), onde ocorreu a solenidade.

O evento, que contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, serviu para legitimar o Amigo Trabalhador e mostrar aos trabalhadores do setor sucroalcooleiro as medidas que o governo do Estado está implantando no sentido de combater os efeitos do desemprego sazonal decorrente da entressafra e do processo de mecanização da cana-de-açúcar, possibilitando a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida para a parcela da população afetada.

Na ocasião, o governador Teotonio Vilela falou do empenho das secretarias envolvidas e garantiu que o Amigo Trabalhador é um programa de Estado e não apenas de governo, lembrando que a Assembleia Legislativa teve um papel importante ao agilizar a aprovação da Lei que legitima a iniciativa no Estado. “Estamos dando condições para que o trabalhador rural que na entressafra fica desempregado receba uma bolsa e, ao mesmo tempo, seja capacitado para outras alternativasno mercado de trabalho e, dessa forma, seja inserido no setor produtivo”, disse o governador.

A implantação do programa Amigo Trabalhador foi comemorado pelo presidente da FETAG, Genival Oliveira que aproveitou a presença de centenas de trabalhadores rurais ao evento para agradecero empenho de toda equipe do governo do Estado que, como ele mesmo colocou, se debruçou para que a iniciativa acontecesse de forma legítima em 2013. “É a concretização de um sonho de milhares de trabalhadores rurais. Principalmente para aqueles que no período da entressafra ficam desempregados e partiam para o Sudeste e Sudoeste. Acreditei no governo e na Assembleia Legislativa que abraçaram a causa e atendem a essa demanda da minha categoria”.

Entusiasta da iniciativa, o deputado estadual Joãozinho Pereira compareceu ao lançamento e lembrou sua trajetória nas secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômicoe do Trabalho e em Pernambuco para conhecer como funciona o programa Chapéu de Palha que funciona nos mesmos moldes do Amigo Trabalhador.

“Hoje é a realização de um sonho que começou no dia 21 de junho de 2011 em uma audiência pública que promovi na Assembleia Legislativa, quando alcançamos dois bons resultados com odo contrato safrista e o início das discussões do programa Amigo Trabalhador agora uma realidade”, comemorou o parlamentar.

O secretário do Trabalho Alberto Sextafeira, coordenador da Comissão Executiva e responsável pela execução do programa deixou claro que o benefício maior é a qualificação que ostrabalhadores rurais terão a partir de 2014.
Participaram ainda da solenidade de lançamento o secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento, Luís Otávio, que coordena a Comissão Gestora do programa, a prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira e o Deputado Ronaldo Medeiros relator do Projeto de Lei na Casa de Tavares Bastos.

O vereador Jura, os secretários Leonardo Monteiro (Agricultura e Meio Ambiente), José Antônio Ferreira (Administração e Planejamento) e representantes do Sindicato dos trabalhadores rurais de Campo Alegre também estiveram no evento.

Programa

O programa Amigo Trabalhador pretende gerar renda para os trabalhadores do campo por meio da alfabetização e qualificação. Eles também receberão um aporte financeiro no valor de R$ 520, será disponibilizado durante os quatro meses do ano em que o segmento fica desempregado.
Dois pagamentos já foram feitos, faltando apenas mais dois, que acontecerão em dezembro, para finalizar a primeira fase da iniciativa. Ao todo, a medida beneficia 11 municípios definidos com base no relatório técnico da Fetag: Coruripe, São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Jequiá e Roteiro.