Autoridades de Campo Alegre conhecem o impacto positivo do Canal do Sertão

31.01.14

Nesta quinta-feira (30), a prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, juntamente com alguns vereadores, secretários municipais, e alguns representantes da sociedade civil, partiram em caravana para ver de perto a água que jorra no sertão alagoano, por meio do Canal do Sertão.

O objetivo da caravana batizada de ‘Vamos Ver de Perto’ que teve a participação além de Campo Alegre de mais nove municípios, foi idealizada para abrir oportunidade ao maior número possível de alagoanos conhecer o Canal do Sertão. A obra que é importante para Alagoas. A mesma já está mudando a vida do sertanejo. Esta, que é um sonho antigo que, graças aos recursos viabilizados pelo Governo Federal, por meio do PAC, e também aos recursos estaduais, hoje faz parte da realidade dos Alagoanos.

O Canal dispõe de infraestrutura de captação através da estação de bombeamento, projetos de irrigação de 2 mil hectares e 65 km de canal adutor. No entanto, a obra deve chegar a 123 km até o final do governo e, com a realização da quinta etapa, cujos recursos foram pleiteados em Brasília e estão licitados, pode-se chegar a 150 km. Ao todo, o Canal do Sertão, obra que compreende a inversão do fluxo de água do Rio São Francisco através do sistema adutor do alto sertão de Alagoas, tem extensão prevista de 250 km.

O trajeto percorrido pela Caravana foi dado primeiramente na estação elevatória, a nascente do Canal. Em seguida, a Caravana percorreu alguns pontos do Canal do Sertão, previamente escolhidos, entre eles o povoado Luciano e o povoado Rôlas – onde já existem plantações de agricultura familiar que só foram possíveis graças à água do Canal.

Quando for concluído, o Canal vai beneficiar 40 municípios com esse projeto que é considerado uma das maiores e mais modernas obras de engenharia hídrica do mundo.
Essa é a mais importante obra estruturante do Estado de Alagoas e o Canal é o segundo maior rio do Estado, sendo o primeiro o Rio São Francisco.
A iniciativa da visita foi do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Articulação Social (Seas), e mobilizou diversas comunidades, sindicalistas, pescadores, e abre uma série de visitas ao Canal do Sertão, considerada a maior obra estruturante do Governo de Alagoas.

Participaram da visita com a prefeita Pauline Pereira, os vereadores: José Correia (Jura), Abelardo, Josevan Batista (Van do Careca), Alan do Lucinho e Jeane Nascimento. Os secretários municipais: José Antônio Ferreira (Administração), José Benderlak (Articulação Política), Jailson Valério (Segurança Institucional), Adenilson Celestino (Sub Secretário de Segurança), representando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Técnico Agrícola Júnior Braz.