E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Autoridades de Campo Alegre conhecem o impacto positivo do Canal do Sertão

Autoridades de Campo Alegre conhecem o impacto positivo do Canal do Sertão

31.01.14

Nesta quinta-feira (30), a prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, juntamente com alguns vereadores, secretários municipais, e alguns representantes da sociedade civil, partiram em caravana para ver de perto a água que jorra no sertão alagoano, por meio do Canal do Sertão.

O objetivo da caravana batizada de ‘Vamos Ver de Perto’ que teve a participação além de Campo Alegre de mais nove municípios, foi idealizada para abrir oportunidade ao maior número possível de alagoanos conhecer o Canal do Sertão. A obra que é importante para Alagoas. A mesma já está mudando a vida do sertanejo. Esta, que é um sonho antigo que, graças aos recursos viabilizados pelo Governo Federal, por meio do PAC, e também aos recursos estaduais, hoje faz parte da realidade dos Alagoanos.

O Canal dispõe de infraestrutura de captação através da estação de bombeamento, projetos de irrigação de 2 mil hectares e 65 km de canal adutor. No entanto, a obra deve chegar a 123 km até o final do governo e, com a realização da quinta etapa, cujos recursos foram pleiteados em Brasília e estão licitados, pode-se chegar a 150 km. Ao todo, o Canal do Sertão, obra que compreende a inversão do fluxo de água do Rio São Francisco através do sistema adutor do alto sertão de Alagoas, tem extensão prevista de 250 km.

O trajeto percorrido pela Caravana foi dado primeiramente na estação elevatória, a nascente do Canal. Em seguida, a Caravana percorreu alguns pontos do Canal do Sertão, previamente escolhidos, entre eles o povoado Luciano e o povoado Rôlas – onde já existem plantações de agricultura familiar que só foram possíveis graças à água do Canal.

Quando for concluído, o Canal vai beneficiar 40 municípios com esse projeto que é considerado uma das maiores e mais modernas obras de engenharia hídrica do mundo.
Essa é a mais importante obra estruturante do Estado de Alagoas e o Canal é o segundo maior rio do Estado, sendo o primeiro o Rio São Francisco.
A iniciativa da visita foi do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Articulação Social (Seas), e mobilizou diversas comunidades, sindicalistas, pescadores, e abre uma série de visitas ao Canal do Sertão, considerada a maior obra estruturante do Governo de Alagoas.

Participaram da visita com a prefeita Pauline Pereira, os vereadores: José Correia (Jura), Abelardo, Josevan Batista (Van do Careca), Alan do Lucinho e Jeane Nascimento. Os secretários municipais: José Antônio Ferreira (Administração), José Benderlak (Articulação Política), Jailson Valério (Segurança Institucional), Adenilson Celestino (Sub Secretário de Segurança), representando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Técnico Agrícola Júnior Braz.

Notícias relacionadas

Instituto de Identificação de Campo Alegre registra mais de 3 mil emissões de identidades em 2017 03.01.18 Capacitações: Servidores da Secretaria de administração participaram de eventos em Brasília 04.12.17 Prefeitura convoca audiência Pública para apresentação e discussão do projeto de lei do PPAM 03.11.17 Profissionais do Setor de Licitações e Compras de Campo Alegre participaram de Encontro de Pregoeiro 31.10.17 Capacitação: Técnicos de Campo Alegre participaram de curso sobre captação de recursos 29.10.17 Profissionais da prefeitura de Campo Alegre participaram de workshop sobre a implantação do eSocial 23.08.17 Nota de Esclarecimento oficial PMCA 17.08.17 Prefeita Pauline Pereira participou de reunião que tratou sobre a agência dos Correios de Luziápolis 20.07.17 Campo Alegre realizará grande festa em comemoração aos 57 anos de emancipação política 04.06.17 Secretaria de administração implanta setor de Recursos Humanos no Distrito Luziápolis 29.05.17 Prefeitura investe em capacitação para os membros do setor de licitação do município 01.04.17 Programa PREFEITURA E VOCÊ NA COMUNIDADE levará vários serviços para o Povoado Chã da Imbira 21.03.17 Secretárias e técnicos de Campo Alegre participam de capacitação visando eficiência na gestão 20.03.17 Funcionando em novo horário Instituto de Identificação registra recorde de emissão em um mês 02.02.17 Prefeitura de Campo Alegre realizará recadastramento dos servidores municipais 13.01.17 Prefeita Pauline Pereira empossou novo secretariado de Campo Alegre 02.01.17 Prefeitura decreta três dias de Luto Oficial pela morte do vereador Testão 22.11.16 Em cumprimento a legislação eleitoral Prefeitura suspende publicações nas redes sociais 02.07.16 Prefeitura realizará grande ação de saúde e cidadania no Povoado Chã da Imbira 14.06.16 NOTA OFICIAL: Prefeitura suspende realização de festejos juninos 14.06.16