E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Prefeita Pauline Pereira participou de curso sobre educação fiscal capacita técnicos municipais

Prefeita Pauline Pereira participou de curso sobre educação fiscal capacita técnicos municipais

29.04.14

A vice-presidente da AMA, prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, participou da abertura do curso de Formação sobre Finanças Públicas e Educação Fiscal para Prefeituras etapa Alagoas – promovido pela Escola de Administração Fazendária (ESAF/MF) e Grupo de Educação Fiscal de Alagoas – , nesta segunda-feira (28), no Centro de Convenções do Hotel Jatiúca. O curso segue até o dia 30, com palestras técnicas.

O objetivo é de atualizar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos aos instrumentos de gestão pública, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos pelas entidades participantes. Propiciar maior capacitação dos gestores dos municípios do Estado de Alagoas, especialmente os Prefeitos e Secretários de Finanças/Planejamento em temas de Finanças Públicas e Controle Social.

Para a prefeita de Campo Alegre e vice presidente da AMA, Pauline Pereira, o curso é importante principalmente depois de exigência do portal da transparência, onde a população acompanha a arrecadação e os gastos dos impostos. “O governo federal só diminui o repasse financeiro para os municípios. Em cidades pequenas, ainda é muito difícil arrecadar os impostos do comércio local, mas é preciso partir do pressuposto que se a população paga, a administração pública retribui com serviços”, afirmou.

“A ideia do curso é uniformizar a forma de abordar o tributo. Cobrar bem, é cobrar igual de toda a sociedade”, ressaltou o secretário do Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), Maurício Toledo. As palestras desenvolvem temas como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Repasses Estaduais e a Aplicação do Índice de Participação dos Municípios, Educação Orçamentária, Contribuições Previdenciárias, Contabilidade no setor público, Transparência e Acesso à Informação e outros voltados para a organização pública.

A diretora de políticas públicas do Sebrae, Izabel Vasconcelos, lembrou que existe uma agenda permanente com os municípios para explicar os benefícios da pequena e micro empresas. “Saber quem é o contribuinte e estimular a abertura de pequenas e médias empresas pode ser um caminho para melhorar as finanças públicas”, afirmou Izabel.

Também participaram da abertura do evento a gerente de educação Fiscal do Ministério da Fazenda, Fabiana Feijó; o delegado da Receita Federal, Plinio Alves Feitosa; o chefe da Controladoria Regional da União, José William; e a secretária municipal de Finanças de Maceió, Renata Fonseca.

Para a capacitação, ao longo dos três dias de curso, participarão: a Receita Federal do Brasil (RFB), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Secretaria de Orçamento Federal (SOF), Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Estado (CGE), Prefeitura Municipal de Maceió e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Notícias relacionadas

Capacitações: Servidores da Secretaria de administração participaram de eventos em Brasília 04.12.17 Prefeitura convoca audiência Pública para apresentação e discussão do projeto de lei do PPAM 03.11.17 Profissionais do Setor de Licitações e Compras de Campo Alegre participaram de Encontro de Pregoeiro 31.10.17 Capacitação: Técnicos de Campo Alegre participaram de curso sobre captação de recursos 29.10.17 Profissionais da prefeitura de Campo Alegre participaram de workshop sobre a implantação do eSocial 23.08.17 Nota de Esclarecimento oficial PMCA 17.08.17 Prefeita Pauline Pereira participou de reunião que tratou sobre a agência dos Correios de Luziápolis 20.07.17 Campo Alegre realizará grande festa em comemoração aos 57 anos de emancipação política 04.06.17 Secretaria de administração implanta setor de Recursos Humanos no Distrito Luziápolis 29.05.17 Prefeitura investe em capacitação para os membros do setor de licitação do município 01.04.17 Programa PREFEITURA E VOCÊ NA COMUNIDADE levará vários serviços para o Povoado Chã da Imbira 21.03.17 Secretárias e técnicos de Campo Alegre participam de capacitação visando eficiência na gestão 20.03.17 Funcionando em novo horário Instituto de Identificação registra recorde de emissão em um mês 02.02.17 Prefeitura de Campo Alegre realizará recadastramento dos servidores municipais 13.01.17 Prefeita Pauline Pereira empossou novo secretariado de Campo Alegre 02.01.17 Prefeitura decreta três dias de Luto Oficial pela morte do vereador Testão 22.11.16 Em cumprimento a legislação eleitoral Prefeitura suspende publicações nas redes sociais 02.07.16 Prefeitura realizará grande ação de saúde e cidadania no Povoado Chã da Imbira 14.06.16 NOTA OFICIAL: Prefeitura suspende realização de festejos juninos 14.06.16 Confira a programação oficial da Emancipação Política de Campo Alegre 31.05.16