E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Campo Alegre realizou palestra sobre o enfrentamento à Violência Contra Mulher

Campo Alegre realizou palestra sobre o enfrentamento à Violência Contra Mulher

25.06.14

A Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria da Mulher, Juventude e do Idoso promoveu no ultimo dia 30 de maio, no Auditório da Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira, uma palestra com o tema: “Pacto Nacional pelo Enfrentamento à violência Contra Mulher”, que foi ministrada por Regina Lopes e Marciel Perreira. Nos últimos meses a prefeitura municipal vem realizando várias ações de enfrentamento à violência contra mulher.

Durante as explanações dos assessores técnicos, foi apresentado aos presentes a Lei Maria da Penha – Nº. 11. 340, de 07 de junho de 2006, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, seja a violência física e sexual, como também a violência psicológica, patrimonial e o assédio moral.

Outro assunto abordado foi à questão da igualdade na sociedade, onde mulheres e homens devem ser tratados com igual respeito em qualquer situação e ambiente social.
Representando o Poder Legislativo, a vereadora Kellyn Rafaella quando fez uso da palavra, ressaltou o Projeto de Lei de sua autoria que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher no município de Campo Alegre. O Projeto que já foi aprovado na Câmara Municipal e sancionado pela prefeita Pauline Pereira. Para Kellyn, o conselho irá ter a finalidade de elaborar e implementar, em todas as esferas da Administração Municipal, políticas sob a ótica de gênero, para garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.

A vereadora falou também sobre as providências que estão sendo tomadas pelas três representantes do Poder Legislativo do município na implantação de uma Comissão e a Procuradoria da Mulher em Campo Alegre, segundo Kellyn, essa seria uma importante ferramenta de proteção as mulheres.

Por sua vez, a vereadora Jeane Santos do Nascimento destacou a sua participação do I Encontro de Lideranças Femininas realizado na cidade de Maceió, em março desse ano, onde também estiveram presentes a vereadora Kellyn Rafaella, juntamente com a Secretária Municipal da Mulher, Juventude e do Idoso Jane Meire Matias e a advogada Doutora Daniela Godoy.

Na oportunidade a palestrante parabenizou as vereadoras Kellyn e Jeane pelo compromisso e a iniciativa de buscar representar e defender os direitos de todas as mulheres.

No encontro também foram destacados as formas de encaminhar denúncias sobre violência contra a mulher. Onde a vítima pode ligar no 180, Central de Atendimento à Mulher, serviço que pertence à Secretaria Nacional de Política para as Mulheres ou procurar delegacias e outros órgãos especializados em atendimento à mulher. Não é preciso se identificar e o serviço funciona 24h.

Em seguida, houve um debate proveitoso, onde cada representante do poder público pode deixar seu ponto de vista e discutir sobre melhorias na luta de igualdade de gênero.
O evento contou com a presença das vereadoras Kellyn Rafella e Jeane Nascimento, a secretária de Assistência Social Isys Roberta, a secretária da Mulher, Juventude e do Idoso, Jane Meire Matias, o Secretário de Cultura, Carlos Olodum, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, José Ednaldo Cavalcante, o Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Dr. Everton Thayrones de Almeida Vieira, o Pastor Valdomiro representando a OMECAL (Ordem dos Ministros do Evangelho de Campo Alegre), além de servidores públicos e Conselheiros Tutelares.

Com ASCOM CMCA

Notícias relacionadas

Secretaria da mulher realiza mobilização pela campanha 16 dias de ativismo 04.12.17 Mulheres de Campo Alegre participam de aula inaugural dos novos cursos do Programa Mulheres Mil 30.11.17 Campo Alegre realizará o I Seminário pelo fim da violência contra a mulher 23.11.17 Confira a lista das candidatas selecionadas para os cursos do Programa Mulheres Mil 31.10.17 Secretarias municipais desenvolvem o Projeto sorriso saudável na Terceira Idade 27.10.17 Programa Mulheres Mil abre inscrições para novas turmas em Campo Alegre 25.10.17 Idosos de Campo Alegre participam de atividades em comemoração ao Dia do Idoso 04.10.17 Gestantes do Projeto Mamãe Coruja recebem kits maternidade no encerramento de mais um grupo 21.09.17 Gestantes acompanhadas pelo Projeto Mamãe coruja participam de visita a maternidade da UMSAM 13.09.17 Secretaria da Mulher realizou ações da Campanha Agosto lilás - 11 anos da Lei Maria da Penha 01.09.17 Membros do Conselho dos Direitos da Mulher participaram do Seminário Mulheres no Poder 31.08.17 Dia da gestante: Gestantes do Projeto Mamãe Coruja participaram de ação e visita a maternidade 16.08.17 Idosos participantes do projeto “Dedinho de Prosa” participaram de visita ao Engenho Caraçuípe 27.07.17 Encontro marca o início das atividades do segundo grupo de gestantes do Projeto Mamãe Coruja 27.07.17 Prefeita Pauline Pereira participa da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres 05.07.17 Prefeitura de Campo Alegre realiza entrega de equipamentos para pacientes especiais 17.05.17 Mamãe Coruja: Secretaria da mulher realizou o encerramento do primeiro grupo de gestantes 2017 28.04.17 Semana da Mulher 2017: Palestras, cinema cultural e cursos foram oferecidos para as campo-alegrenses 10.03.17 Prefeita Pauline e deputada Jó Pereira participaram de sessão em homenagem as mulheres 10.03.17 Prefeitura divulga a Programação da Semana da Mulher 2017 em Campo Alegre 02.03.17