Coleta Seletiva já registra resultados positivos no município de Campo Alegre

Com o fim do prazo para acabar os lixões determinado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela lei federal n°12.305, a gestão do município de Campo Alegre tem encarado com muita preocupação a problemática da coleta do lixo e levando muito a sério o trabalho da coleta seletiva com o apoio da população. O trabalho de coleta seletiva já foi implantado no município e vem sendo executado pela Cooperativa dos Catadores de Matérias Recicláveis com o suporte da Prefeitura Municipal.

Após o início do trabalho da Coleta Seletiva, diminuiu consideravelmente a quantidade de lixo no lixão da cidade. A população tem feito sua parte, de grande importância para o sucesso da coleta, separar o lixo reciclável ajuda a preservar a natureza.

Além dos domicílios, muitos comerciantes grandes produtores de materiais recicláveis entenderam a importância da ação e também aderiram o sistema de coleta.

“É muito importante a participação de todos para que a campanha alcance o sucesso esperado, se cada um fizer a sua parte com certeza o nosso município logo terá um grande avanço nesse sentido”, destacou o secretário de administração José Antônio Ferreira.

A coleta seletiva também representa vários benefícios ao meio ambiente além de melhorar a qualidade de vida de várias famílias que trabalham com a coleta de resíduos sólidos.

Como funciona

A equipe da coleta seletiva passa nas ruas sempre as terças-feiras e quintas-feiras, ou se preferir a população pode levar os materiais recicláveis para o galpão da cooperativa no horário das 08 às 12 e das 14 às 17 horas.

Materiais recicláveis:
Os materiais mais comuns encontrado no lixo urbano e que podem ser reciclados são:
- Plásticos:
- Garrafas, embalagens de produtos de limpeza;
- Potes de cremes, xampus;
- Tubos e canos;
- Brinquedos;
- Sacos, sacolas e saquinhos de leite;
- Papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo);
- Isopor.

Alumínio:
- Latinhas de cerveja e refrigerante;
- Esquadrias e molduras de quadros;

Metais ferrosos:

- Molas e latas.

Papel e papelão:

- Jornais, revistas, impressos em geral;
- Papel de fax;
- Embalagens longa-vida.

Vidro:
- Frascos, garrafas;
- Vidros de conserva.
 Materiais não recicláveis:
- Cerâmicas;
- Vidros pirex e similares;
- Acrílico;
- Lâmpadas fluorescentes;
- Papéis carbono, sanitários, molhados ou sujos de gordura;
- Fotografias;
- Espelhos;
- Pilhas e baterias de celular (estes devem ser devolvidos ao fabricante);
- Fitas e etiquetas adesivas.

Prefeitura de Campo Alegre prepara cemitérios para o Dia de Finados 28.10.16 Prefeitura de Campo Alegre prepara cemitérios para o Dia de Finados Prefeita Pauline participou de reunião sobre apresentação da PMI dos Resíduos Sólidos 20.05.16 Prefeita Pauline participou de reunião sobre apresentação da PMI dos Resíduos Sólidos Em reconhecimento ao profissional da limpeza pública prefeitura promoveu comemoração ao Dia do Gari 15.05.16 O evento contou com sorteio de prêmios e homenagens aos bravos trabalhadores Serviço de limpeza de fossa e esgoto em Campo Alegre beneficia centenas de residências no município 18.02.16 Serviço de limpeza de fossa e esgoto em Campo Alegre beneficia centenas de residências em Campo Alegre Prefeitura de Campo Alegre realiza serviços em cemitérios para o Dia de Finados 30.10.15 Prefeitura de Campo Alegre realiza serviços em cemitérios para o Dia de Finados Secretaria de Urbanismo divulga onze dicas para colaborar com a limpeza do município 16.07.15 Secretaria de Urbanismo divulga onze dicas para colaborar com a limpeza do município Profissionais da limpeza de Campo Alegre comemoram o Dia do Gari com festa e sorteio de prêmios 19.05.15 Profissionais da limpeza de Campo Alegre comemoram o Dia do Gari com festa e sorteio de prêmios Confira os dias de coleta de lixo em todas as comunidades do município 18.08.14 Confira os dias de coleta de lixo em todas as comunidades do município Coleta Seletiva já registra resultados positivos no município de Campo Alegre 04.08.14 Coleta Seletiva já registra resultados positivos no município de Campo Alegre Campo Alegre comemora o Dia do Gari com festa e sorteio de prêmios 20.05.14 Campo Alegre comemora o Dia do Gari com festa e sorteio de prêmios Prefeitura realiza mutirão recolhe montante de lixo e entulhos do açude municipal 07.02.14 Prefeitura realiza mutirão recolhe montante de lixo e entulhos do açude municipal Secretaria de Urbanismo em parceria com as demais secretarias realizam grande mutirão de limpeza 15.11.13 Secretaria de Urbanismo em parceria com as demais secretarias realizam grande mutirão de limpeza Aviso de desligamento no fornecimento energético 02.09.13 Desligamento acontecerá nos dias 03, 04, 05 e 06 de setembro Aviso de desligamento de fornecimento elétrico em Luziápolis 16.07.13 Aviso de desligamento de fornecimento elétrico em Luziápolis Prefeitura promove festa em homenagem ao dia do gari com café regional e sorteio de brindes 16.05.13 A prefeitura assumiu o compromisso de comemorar a data todos os anos a partir de agora Prefeitura distribui Contêineres em pontos estratégicos de Campo Alegre 04.02.13 Recipientes irão auxiliar no serviço de limpeza da cidade Prefeitura realiza serviço de limpeza das ruas em parceria com a Usina Porto Rico 21.01.13 A Usina sede todos os sábados no horário das 15 às 17 horas o caminhão para a realização da lavagem.