Agente de Desenvolvimento de Campo Alegre participou de missão técnica em PE e PB

08.09.14

O papel do Agente de Desenvolvimento Local (ADL) é fundamental para a ampliação das ações de implementação da Lei Geral nos municípios alagoanos. Esses técnicos têm desempenhado um trabalho importante, auxiliando prefeitos e lideranças dos municípios a desenvolverem estratégias voltadas para o incremento local, tendo como principal ferramenta a Lei.

Reconhecendo a importância do trabalho da figura do Agente de Desenvolvimento Local (ADL), o Sebrae em Alagoas, em parceria com as prefeituras municipais, realizou, entre os dias 3 e 5 de setembro, uma missão técnica nas cidades de Garanhuns (PE), Bananeiras e Guarabira (PB). O município de Campo Alegre foi representado na missão pela agente de desenvolvimento Valdilene Simplício.

A missão objetiva proporcionou mais informações para os agentes, apresentando os casos de sucesso desses municípios, estimulando-os a pensar em novas alternativas e ações a serem aplicadas na realidade de cada cidade. A gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas, Izabel Vasconcelos, diz que os municípios foram escolhidos em virtude das premiações recebidas por eles.

“Os três municípios se destacam no cenário nacional, pela atuação na implementação dos benefícios constantes na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (n° 123/2006). Além disso, eles também foram premiados na VIII edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor nas edições estaduais”, destaca a gerente.
Participam da missão, 33 agentes de diversos municípios, localizados nas regiões do Agreste, Alto Sertão, Bacia Leiteira, Mata Alagoana, Maceió e entorno.

Na cidade Garanhuns, o grupo conheceu o Espaço do Empreendedor e participou das palestras “Boas Práticas Sebrae”, ministrada pelo gerente do Sebrae em Garanhuns, Moshe Dayan; “O Turismo como pilar do desenvolvimento local”, ministrada pela secretária de Turismo Municipal, Gerlane Melo; e “Garanhuns – O desenvolvimento que a gente quer”, com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agente de Desenvolvimento Local de Garanhuns, Geandré Nogueira.

Já no município de Bananeiras, localizado no brejo do estado da Paraíba, o grupo foi recebido pelo prefeito Douglas Lucena, no Centro Cultural Oscar de Castro; também visitará o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e assistirá à palestra “Melhores práticas para a inclusão produtiva”; além de conhecer o projeto do futuro Shopping Center da região. Bananeiras destaca-se, também, pela conquista do Prêmio Prefeito Empreendedor Nacional, na categoria melhor projeto da Região Nordeste.

O projeto premiado, “Bananeiras, Cidade Empreendedora”, destaca a iniciativa da Casa do Empreendedor do município, que garante aos empresários, por meio do Empreender Bananeiras – primeira franquia pública do país – o acesso ao crédito diferenciado.

A missão técnica encerrou no município Guarabira (PB), primeiro lugar no Prêmio Prefeito Empreendedor, etapa estadual, com a visita dos agentes ao Centro de Geração de Emprego e Renda e a Escola de Formação Profissional, para participar de palestras e exposições, com a presença de autoridades locais.