E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

AMA sugere medidas administrativas para as prefeituras

AMA sugere medidas administrativas para as prefeituras

20.10.14

O movimento de alerta à população proposto pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), para esta segunda-feira (20), terminou com uma reunião entre os prefeitos para discutir medidas administrativas e de restrição orçamentária que possam ser tomadas por todos para amenizar os efeitos da crise financeira enfrentada pelas prefeituras. A AMA apresentou um modelo de decreto para ser aplicado nos municípios, diante das especificidades de cada um.

Para o presidente da AMA, Jorge Dantas, “pequenas ações podem reduzir bastante as contas das prefeituras” como, por exemplo, o cruzamento da folha de pessoal. O presidente destacou a importância do movimento, suprapartidário, e lembrou a necessidade de empenho de cada prefeito junto à bancada federal para pedir apoio na a votação do aumento de 1% do FPM que está aguardando quórum, na Câmara. O projeto já foi votado no Senado em tempo recorde graças ao empenho do senador Renan Calheiros. A presidenta Dilma já garantiu os recursos a serem transferidos, em duas parcelas de 0,5% em 2015 e 2016.

Dentro das medidas discutidas pelos prefeitos e que podem ser adotadas imediatamente, dependendo da realidade de cada um, a suspensão de vantagens remuneratórias dos (as) servidores (as); a redução de carros locados, limitados estritamente as necessidades urgentes e inadiáveis; a redução do uso de combustíveis; revisão do horário de funcionamento das repartições públicas; a suspensão, pelo prazo estabelecido no art. 7º, da cessão de máquinas e/ou implementos agrícolas inclusive máquinas do PAC; readequação temporária da prestação de serviços, inclusive de saúde (média e alta complexidade) e cancelamento da cessão de servidores com ônus para as prefeituras.

As prefeitas Pauline Pereira, Campo Alegre, e Célia Rocha, Arapiraca, se pronunciando a favor da união e de decisões conjuntas. “A comunidade precisa entender nossas angústias”, disse o prefeito Flaubert Torres. Segundo o prefeito Manoel Tenório de Quebrangulo a crise é financeira e não administrativa.

“Muitos programas federais estão sendo repassadas para os municípios pela União ao longo dos anos – e por todos os presidentes- sem nenhuma contrapartida. É o caso do PSF que foi criado e hoje, subfinanciado, é uma grande responsabilidade para os gestores. Este é um momento de reafirmação dos municípios”, Jorge Dantas. As prefeituras, segundo ele, estão precisando se reinventar todos os dias para que a população não seja prejudicada. O presidente da AMA, destaca ainda a necessidade de um novo pacto federativo que altere a repartição do bolo tributário. Hoje os municípios recebem apenas 12,5% de tudo que é arrecadado.

Os prefeitos vão continuar trocando ideias que possam ser adotadas e minimizem as dificuldades para que a população não seja prejudicada.

Notícias relacionadas

Instituto de Identificação de Campo Alegre registra mais de 3 mil emissões de identidades em 2017 03.01.18 Capacitações: Servidores da Secretaria de administração participaram de eventos em Brasília 04.12.17 Prefeitura convoca audiência Pública para apresentação e discussão do projeto de lei do PPAM 03.11.17 Profissionais do Setor de Licitações e Compras de Campo Alegre participaram de Encontro de Pregoeiro 31.10.17 Capacitação: Técnicos de Campo Alegre participaram de curso sobre captação de recursos 29.10.17 Profissionais da prefeitura de Campo Alegre participaram de workshop sobre a implantação do eSocial 23.08.17 Nota de Esclarecimento oficial PMCA 17.08.17 Prefeita Pauline Pereira participou de reunião que tratou sobre a agência dos Correios de Luziápolis 20.07.17 Campo Alegre realizará grande festa em comemoração aos 57 anos de emancipação política 04.06.17 Secretaria de administração implanta setor de Recursos Humanos no Distrito Luziápolis 29.05.17 Prefeitura investe em capacitação para os membros do setor de licitação do município 01.04.17 Programa PREFEITURA E VOCÊ NA COMUNIDADE levará vários serviços para o Povoado Chã da Imbira 21.03.17 Secretárias e técnicos de Campo Alegre participam de capacitação visando eficiência na gestão 20.03.17 Funcionando em novo horário Instituto de Identificação registra recorde de emissão em um mês 02.02.17 Prefeitura de Campo Alegre realizará recadastramento dos servidores municipais 13.01.17 Prefeita Pauline Pereira empossou novo secretariado de Campo Alegre 02.01.17 Prefeitura decreta três dias de Luto Oficial pela morte do vereador Testão 22.11.16 Em cumprimento a legislação eleitoral Prefeitura suspende publicações nas redes sociais 02.07.16 Prefeitura realizará grande ação de saúde e cidadania no Povoado Chã da Imbira 14.06.16 NOTA OFICIAL: Prefeitura suspende realização de festejos juninos 14.06.16