A Secretaria Municipal da Saúde de Campo Alegre/AL em parceria com o Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL) realizará uma série de ações no município com a finalidade de combater o glaucoma e a catarata.
Nesta segunda-feira 14, os agentes de saúde do município participaram de uma importante palestra sobre a prevenção, detecção e o tratamento destas doenças da visão.
O treinamento foi ministrado pelo técnico Givanildo Junior gerente de projetos de saúde na IOFAL, que falou sobre as medidas preventivas que serão adotadas aos portadores de cataratas e glaucoma. Os agentes de saúde tiraram várias dúvidas sobre as doenças.
A equipe do IOFAL vai retornar ao município nos próximos 17 e 30 de janeiro e 20 e 27 de fevereiro para a realização de exames de glaucoma e distribuição de colírios. Nos dias 14, 15, 16 e 21 de março, realização de triagem e cirurgias de catarata.
De acordo com a coordenadora de saúde do trabalhador no município Tamires dos Santos, os agentes de saúde farão as visitas domiciliares e marcarão as consultas que serão realizadas nos mutirões do IOFAL.
O IOFAL deverá trazer para o município toda uma estrutura com vários profissionais, consultórios e laboratórios móveis para a realização dos exames e cirurgias.
Triagem
A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre, já elaborou o calendário de triagem que será realizado nos seguintes dias e locais:
Exames de Glaucoma
Dia 17 de Janeiro – Luziápolis (Escola Felizardo Souza Lima) 07:00hs da manhã
Dia 30 de janeiro – Campo Alegre
Dia 20 de fevereiro – Luziápolis
Dia 27 de fevereiro – Campo Alegre
Exames e cirurgia de catarata
14 de março – Luziápolis
15 de março – Campo Alegre (Cirurgias dos casos diagnosticados em Luziápolis)
16 de março – Cirurgias dos casos diagnosticados em Campo alegre)
21 de março – Novos casos
A triagem, além de proporcionar uma ação preventiva de tratamento, também detecta o número exato de campo-alegrenses portadores de catarata, que tem cura e de glaucoma, que é irreversível.
O que é o glaucoma?
O glaucoma é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a perda de células ganglionares da retina, num aumento da pressão intra-ocular que pode levar a cegueira.