A coordenação do programa saúde na escola realizou na ultima quarta-feira 13, reuniões com os pais dos alunos para apresentar o projeto do programa saúde na escola. O programa conta com duas coordenadoras, a coordenadora da educação Andréia Pereira, e a coordenadora da saúde Kátia Pinheiro.
As reuniões aconteceram nas escolas municipais padre Cícero no Povoado Pimenteira e na Escola Virgem dos Pobres na cidade. Entre as divulgações do projeto, programa saúde na escola, participou das reuniões além dos pais dos alunos, membros da direção e coordenação das escolas.
As coordenadoras apresentaram o que é o projeto, quais os objetivos, e quais as metas para 2013 nas escolas com o PSE.
Todos os participantes das reuniões ficaram felizes em saber que o município de campo alegre possui esse projeto dentro das escolas.
As próximas ações a serem desenvolvidas são: palestras sobre alimentação saudável e avaliação antropométrica e saúde ocular.
Sobre o programa:
O Programa Saúde na Escola - PSE instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007, surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizadas pelas Equipes de Saúde e educação de forma integrada.
De acordo com o decreto as diretrizes e objetivos do PSE evidenciam que, mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, ele se propõe a ser um novo desenho da política de educação em saúde que:
• trata a saúde e educação de forma integral e como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;
• permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens e à educação em saúde;
• promove a articulação de saberes, a participação de alunos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política.
A implementação do Programa Saúde na Escola prevê a realização de diversas ações articuladas pelas equipes de saúde e de educação com o objetivo de garantir atenção à saúde e educação integral para os estudantes da rede básica de ensino. Para facilitar a execução das ações, o programa foi organizado em cinco componentes.