Com a publicação da Lei Estadual 5.805 de 31 de janeiro de 1996, que institui a semana estadual da pessoa com deficiência a ser realizada anualmente no período de 21 a 28 de agosto, o município de Campo Alegre organizou uma programação não apenas para uma semana, mas sim para todo o mês, sendo estabelecido de “Agosto Verde” pelo Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência. Esta comemoração tem por finalidade promover a integração das pessoas com deficiência em todos os níveis sociais.
Durante toda a semana de 21 a 28 de agosto a Secretaria Municipal de Educação realizou uma grande mobilização junto às escolas que organizaram ações voltadas para a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.
Panfletagem, palestras, apresentações musicais, dança, dramatizações, exposições dos trabalhos realizados com os alunos com deficiência, momentos de lazer, sessões de cinema, contação de histórias, momento de culinária, roda de conversas com os pais de alunos com deficiência, jogos inclusivos, gravação de vídeos, foram algumas das ações realizadas pelas Escolas para homenagear os alunos com deficiência da Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre.
Já a SEMED organizou três momentos muito importantes, que foram as caminhadas, com a finalidade de evidenciar o respeito necessário para com a pessoa com deficiência, onde é preciso acreditar no potencial e dizer basta para o Capacitismo.
As caminhadas aconteceram no dia 21/08, no povoado Chã da Imbira, dia 25/08, no distrito Luziápolis e no dia 28/08 na sede do município.
Todo ano a Secretaria Municipal de Educação em colegiado Escolhe um tema Central para a Campanha e o deste ano foi: Inclusão: “Construindo acesso e derrubando barreiras”.
- O acesso - é todo o trabalho que está sendo direcionado para a prática da inclusão na Escola e na sala de aula, visando proporcionar aos nossos alunos com deficiência uma melhor qualidade de vida;
- Derrubando as barreiras - é todo o investimento da gestão municipal que procura cada vez mais investir no bem estar de nossos alunos com deficiência para garantir que a inclusão realmente aconteça de fato e de direito a todas essas pessoas.
Participaram dos eventos, o prefeito Nicolas Pereira, vereadores, professoras das salas de recursos, cuidadores, alunos com deficiência, pais ou responsáveis dos alunos com deficiência, representantes do Conselho Tutelar, equipe multiprofissional das escolas, professores e alunos das salas regulares, representantes das equipes gestoras das escolas, coordenadores e técnicos da SEMED, equipe da ADEFICAL e convidados.
É notório que todas as pessoas independentes de deficiência têm seu potencial, e se faz preciso saber lidar cada vez mais com a diversidade. Por isso a gestão municipal se engaja em promover mudanças na sociedade, em relação às pessoas com deficiência, e também na oferta de ações de políticas de instrumentos para reduzir os obstáculos que excluem ou limitam o convívio com elas. Dessa forma espera-se reduzir ao máximo a impressão que a sociedade tem de que as pessoas com deficiência não são capazes, pois, todos são.