A educação empreendedora incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
No município de Campo Alegre, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, na parte diversificada do currículo, tiveram diversos cursos práticos para despertar a visão Empreendedora.
Foram ofertados os cursos de panificação, doces gourmet, salgados finos, artesanatos em tecidos, pinturas e curso de informática, para que os alunos possam divulgar os seus produtos.
Vários alunos já adquiriram a prática e comercializam os produtos, alegando a importância do conhecimento absorvido nas aulas. Como exemplo a aluna Maria José dos Santos Firmino da 7ª Fase do 2º segmento, hoje tem seu próprio negócio, vende em pontos particulares, doces gourmet e salgados finos, contribuindo com a renda familiar.
Quanto os estudantes das escolas que participaram do JEPP, relataram que as aulas são divertidas, dinâmicas, que colocam a mão na massa e produzem produtos que serão mostrados e vendidos na feira de culminância.
”Foi muito bom aprender sobre a educação empreendedora e que isso vou levar para a vida toda”, destacou a aluna Hillary Roberto, estudante da Escola Professora Maria Lourinete.
O JEPP é um sucesso nas instituições municipais favorecendo o desenvolvimento da educação, atrelado principalmente as competências e habilidades empreendedoras que os educandos necessitam para a sua formação integral.